tag:blogger.com,1999:blog-4640795164089666299.post4914689859182337820..comments2023-12-17T08:34:09.418-03:00Comments on Teologia & Graça: Hermenêutica Contemporânea: uma sínteseEsdras Costa Benthohttp://www.blogger.com/profile/06674841939324319496noreply@blogger.comBlogger14125tag:blogger.com,1999:blog-4640795164089666299.post-80136745811393850192010-11-06T19:53:31.422-02:002010-11-06T19:53:31.422-02:00Obrigado! Os créditos são seus em todas citações q...Obrigado! Os créditos são seus em todas citações que farei tendo por base seu artigo.<br />Deus lhe abençõe.Taíso Adrianohttp://taisoadriano@ibest.com.brnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4640795164089666299.post-87616305287406811972010-10-08T21:32:03.824-03:002010-10-08T21:32:03.824-03:00Kharis kai eirene
Prezado Taíso, pode usar o cont...Kharis kai eirene<br /><br />Prezado Taíso, pode usar o conteúdo. Solicito apenas, que me dê o crédito do artigo.<br /><br />Esdras BenthoEsdras Costa Benthohttps://www.blogger.com/profile/06674841939324319496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4640795164089666299.post-21667842011399640082010-10-08T15:40:57.471-03:002010-10-08T15:40:57.471-03:00Irmão Esdras! Graça e paz!
Parabenizo-o pelo artig...Irmão Esdras! Graça e paz!<br />Parabenizo-o pelo artigo acadêmico postado. Elogios maiores são dispensaveis na medida que o maior elogio possa ser o meu pedido de licença para utilizar o seu artigo (com as devidas referencias) em meu poligrafo (o qual lhe remeterei futuramente) sobre hermeneutica a ser utilizado para a preparação de obreiros na minha denominação (O Brasil Para Cristo - Viamão/Augusta - RS).<br />Desde já agradeço.<br />Deus lhe abençoe!<br />Taíso Adriano de CarvalhoTaíso Adrianonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4640795164089666299.post-39938954368566504952010-02-28T16:05:52.685-03:002010-02-28T16:05:52.685-03:00Shalom!
Amado Pr. "Ezra" tive a fortuna...Shalom!<br /><br />Amado Pr. "Ezra" tive a fortuna de lhe conhecer pessoalmente. Vamos estreitar este relacionamento- ok. <br /><br />O "El Mistáter" abençoe sua vida, família e ministério. <br /><br />um grande abraço, <br /><br />talmid, Pr. Marcello <br /><br />P.s>>> Em tempo, veja o último post:<br /><br />A Trindade em Isaías 63? Em Gn 1 e 11 - ok. Em Isaías 6 - ok.<br /><br />Mas Isaías 63?Marcello de Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/03008435912410751654noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4640795164089666299.post-63285120497326907892010-02-27T19:40:52.633-03:002010-02-27T19:40:52.633-03:00Kharis kai eirene
Prezado Herlon, ligue para CPAD...Kharis kai eirene<br /><br />Prezado Herlon, ligue para CPAD.Esdras Costa Benthohttps://www.blogger.com/profile/06674841939324319496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4640795164089666299.post-69555817824778908212010-02-27T19:40:07.440-03:002010-02-27T19:40:07.440-03:00Kharis kai eirene
Prezado Reis, lembremos inicial...Kharis kai eirene<br /><br />Prezado Reis, lembremos inicialmente que a interpretação de um texto não depende especificamente de o exegeta ou leitor conhecer o autor daquelas linhas. Temos alguns livros das Escrituras que não sabemos quem foi o autor e mesmo assim o interpretamos. Contudo, apesar de o leitor não saber quem escreveu determinado texto, consegue muito bem perceber e conhecer os propósitos do autor, os temas dominantes, estilo, vocabulário e propósito.<br /><br />Agora, banir o autor para que o leitor seja ele mesmo um co-autor da obra, dando o sentido e significado que ele desejar, de acordo com sua história e contexto, é um tipo de acontecimento que nenhum autor deseja que aconteça. Quando alguém viaja por uma estrada e lê, "perigo! ponte caída", ele retorna ou "descontrói" o texto dando ao texto um sentido diferente?<br /><br />Quando Derrida expôs a desconstrução, o objetivo dele não era que as palavras deixassem de ter um significado verdadeiro, ou que o autor não tivesse alguma intenção ao escrever, mas verificar as razões que levaram o autor em suas escolhas, a fim de observar as estruturas de poder!Esdras Costa Benthohttps://www.blogger.com/profile/06674841939324319496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4640795164089666299.post-61965320712254024262010-02-27T19:28:27.736-03:002010-02-27T19:28:27.736-03:00Kharis kai eirene
Prezado Zwinglio, obrigado pela...Kharis kai eirene<br /><br />Prezado Zwinglio, obrigado pela participação no Teologia & Graça. As questões propostas são relevantes.<br /><br />1. Quanto à prática da hermenêutica e exegese por cristãos que não dominam qualquer método científico da exegese bíblica, entendo que toda e qualquer interpretação bíblica, científica ou não, tem como critério primário a LEITURA. A leitura escorreita e atenta é o método mais primário e insubstituível da interpretação, daí a razão pela qual ela poder ser: devocional e orante, científica e acadêmica. Uma outra opção, é subsidiar-se com comentários bíblicos e teológicos que auxiliem o leitor a compreender o texto.<br /><br />2. Quanto à "interpretação séria", falamos com o sentido de exegese acadêmica ou leitura crítica, isto é, preocupada com os elementos textuais, históricos, estruturais, etc.<br /><br />3. A respeito de o texto está distante da realidade eclesial, concordo plenamente com o amigo. Se a hermenêutica bíblica ainda é uma ciência bíblica pouco dominada na igreja, quanto mais a filosófica. De qualquer forma, essa hermenêutica influencia muito a vida da comunidade em função dos métodos de leitura e de interpretação que são desenvolvidos com base nesses paradigmas.Esdras Costa Benthohttps://www.blogger.com/profile/06674841939324319496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4640795164089666299.post-85888529437096066052010-02-27T10:16:50.573-03:002010-02-27T10:16:50.573-03:00A Paz do Senhor amado Pr. Esdras, quero pedir desc...A Paz do Senhor amado Pr. Esdras, quero pedir desculpas, pois o senhor havia me enviado o seu telefone de contato e acabei sem querer perdendo. Quero conversar com o senhor a respeito de uma escola (reciclagem) voltada aos professores de minha igreja. Que Deus o abençõe e parabéns pelos comentários em seu blog, tem sido de muita valia.Herlon Charles V. Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/12739794591376341102noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4640795164089666299.post-40008774700540708752010-02-25T16:03:15.775-03:002010-02-25T16:03:15.775-03:00Kharis kai eirene
Prezados irmãos, Reis e Zwingli...Kharis kai eirene<br /><br />Prezados irmãos, Reis e Zwinglio, no máximo até sábado, responderei adequadamente a pergunta dos irmãos.<br /><br />Esdras BenthoEsdras Costa Benthohttps://www.blogger.com/profile/06674841939324319496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4640795164089666299.post-1914088692766518442010-02-24T16:12:57.428-03:002010-02-24T16:12:57.428-03:00Pr. Bentho, paz!
Excelente "percurso hermenê...Pr. Bentho, paz!<br /><br />Excelente "percurso hermenêutico"... mas uma coisa me inquieta:<br />*<br />Como praticar uma interpretação séria das Escrituras com tanto manuseio da Palavra por sinceros crentes destituídos do conhecimento metodológico e, portanto, de metodologias; que experimentam a inacessibilidade ao conhecimento da gramática; etc.;<br />*<br />A expressão "interpretação séria" procede, no entanto, é algo que chega a ser utópico [uso essa palavra no sentido do irrealizável mesmo... e não no sentido freiriano, por exemplo]...<br />*<br />Academicamente seu texto está perfeito [e sei que é isso que você quer mesmo apresentar: um texto acadêmico], no entanto, infelizmente, ele está distante do dia a dia eclesial.<br />*<br />Em tempo, sempre aprendo contigo... abraços!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4640795164089666299.post-38310645963145041092010-02-22T23:06:43.247-03:002010-02-22T23:06:43.247-03:00Paz
Sobre a questão da interpretação, algo que te...Paz<br /> Sobre a questão da interpretação, algo que tem sido pressuposto da hermenêutica moderna é que a neutralidade na busca do entendimento de um texto é utopia, visto que desde Derrida e também Foucault, o texto pertence ao leitor e até o mesmo dar um significado a este, não existe significado, pois o desprezo da intenção do autor é algo que tem dominado a hermenêutica moderna e em minha ótica um dos principais papeis do investigador textual é buscar o resgate da intenção do autor a muito perdido, e embora como destacado por outras interações é praticamente impossível aproximar se de um texto sem pressupostos pois ninguém surge do vazio e o próprio contexto de cada individuo tente a influencia lo naquilo que busca entender, mas todo o exegeta deve sim despir se de todo este contexto na busca de descobrir a intenção do autor. parabens pelo artigo. <br />Antônio ReisAntônio Reisnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4640795164089666299.post-63437477565166753942010-02-20T19:38:16.902-02:002010-02-20T19:38:16.902-02:00Kharis kai eirene
Prezado Jean Patrik, entendo su...Kharis kai eirene<br /><br />Prezado Jean Patrik, entendo sua "luta" e apologia em defesa da fé. Sei das "idas e vindas" de pastores assembleianos que tornaram-se adventistas ou católicos como também de padres católicos e pastores adventistas que tornaram-se assembleianos, batistas, budistas.... Infelizmente, um prosélito é marketing! Os neopentecostais usam a conversão dos prosélitos dos cultos afro como marketing, e assim sucessivamente. Propaganda...Apostasia...quais os limites?Esdras Costa Benthohttps://www.blogger.com/profile/06674841939324319496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4640795164089666299.post-10555171558203627142010-02-20T19:27:52.942-02:002010-02-20T19:27:52.942-02:00Kharis kai eirene
Concordo. Toda exegese presume ...Kharis kai eirene<br /><br />Concordo. Toda exegese presume um método; todo método fundamenta-se em certos pressupostos. O presente texto sintetiza o fato. Entretanto, o papel do exegeta ou hermeneuta é usar uma metodologia fundamentada na correta concepção e distinção entre método e objeto. Tanto Heidegger quanto Bultmann acentuaram a impossibilidade, embora indesejável, de se realizar uma exegese livre de pressupostos. Contudo, a hermenêutica, enquanto metodologia da exegese bíblica, pressupõe certos métodos científico com intuito de se chegar a verdade de um texto, principalmente escriturístico. Logo, outra pergunta se faz necessária: Como se chega à verdade de um texto bíblico? <br />Os perigos das pressuposições estão presentes na história da própria exegese e hermenêutica cristãs: desconstrução, eisegese, autonomia textual, etc. O resultado prático dessas pressuposições interpretativas aparece na relatividade da verdade do texto, da impossibilidade de se chegar ao sentido pretendido pelo autor, etc. <br />Ao falarmos de ortodoxia é sempre necessário definir o que se entende na teologia por ortodoxia. Bof salienta que “todo ponto de vista é a vista de um ponto”. Podemos afirmar, portanto, que os russelitas, os adventistas, os assembleianos, os presbiterianos, os católicos e batistas também se consideram ortodoxos, por estarem “alinhados” com a tradição histórica e teológica da denominação. Lembre-se, todas os ramos cristãos citados crêem na inspiração e autoridade das Escrituras. O ideal, afirma Carson, é que o exegeta esteja comprometido com uma exegese científica e séria da Escrituras e, como descreve Gefré, que o teólogo tenha certa autonomia para discordar do magistério local. É temerário, nisso concorda Gefré, que o teólogo tenha o compromisso de ratificar as posições doutrinárias e litúrgicas da igreja local, em vez de as repensar com base nas Escrituras.<br />Esdras BenthoEsdras Costa Benthohttps://www.blogger.com/profile/06674841939324319496noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4640795164089666299.post-57605155175653288312010-02-19T20:12:01.384-02:002010-02-19T20:12:01.384-02:00Caro Esdras Bentho
Em minha modesta opinião, não ...Caro Esdras Bentho<br /><br />Em minha modesta opinião, não há como fazer exegese dissociada de uma escola teológica, ou de "fora" de uma confissão ou pensamento teológico.<br /><br />Tal fator condicionante - é óbvio - já nos remete a uma interpretação (que pode não ser a intencionada pelo hagiógrafo). <br /><br />Pergunto: Quais são os perigos desse exercício pressuposicional? Poderíamos dizer que somos ortodoxos, quando na realidade, estamos apenas sendo consoantes ao nosso pensamento teológico?<br /><br />Amplexos!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14433536729473451233noreply@blogger.com