DÁ INSTRUÇÃO AO SÁBIO, E ELE SE FARÁ MAIS SÁBIO AINDA; ENSINA AO JUSTO, E ELE CRESCERÁ EM PRUDÊNCIA. NÃO REPREENDAS O ESCARNECEDOR, PARA QUE TE NÃO ABORREÇA; REPREENDE O SÁBIO, E ELE TE AMARÁ. (Pv 9.8,9)

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Criação, Evolucionismo e Teoria da Lacuna






















Após a enquete, discutiremos o criacionismo e o ensino religioso nas escolas. Não esqueça de comentar esse post.

37 comentários:

ALTAIR GERMANO DA SILVA disse...

Paz do Senhor Pr. Esdras,

gostaria de lhe parabenizar pela escolha dos temas aqui abordados. São sem dúvida alguma de imenso valor, principalmente para nossa juventude acadêmica.

Muitos jovens ingressam na universidade totalmente despreparados para lidar com a atitude de alguns professores como o da nossa história aqui. No retorno das aulas do segundo semestre, estarei divulgando em sala de aula este blog (inclusive para professores universitários), e espero que todos os leitores deste comentário façam o mesmo.

Enviei um artigo para a irmã Eveline da Ensinador Cristão, sobre o valor dos blogs como ferramenta de informação, persquisa e discussão para escola dominical. Seu blog é citado no referido artigo.

Um abraço!

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene.
Prezado Pastor Altair, muito obrigado por suas palavras motivacionais. Fico feliz em saber que o nosso blog é e está sendo útil, principalmente aos estudantes de teologia. Agradeço também pela apreço e simpatia ao recomendar o noso blog aos acadêmicos. Sou mais uma vez grato à sua participação e incentivo.
Quanto ao artigo,acredito que é um bom momento para discutir e apresentar as muitas possibilidades do blog. Muitos professores da ED podem usar o blog como instrumento de ressonância das ministrações.
Obrigado, Deus o abençoe!
Esdras Costa Bentho

Pastor Geremias Couto disse...

Caro Esdras:

Tiver o prazer de votar em sua enquete e, com certeza, minha escolha recaiu sobre tornar o criacionismo bíblico matéria obrigatória nos currículos escolares.

Sem entrar no mérito teológico, é necessário que os alunos tenham outra visão sobre a origem do Universo e homem diferente da teoria da evolução, que, infelizmente, é ensinada nas escolas como se fosse a mais pura ciência, quando, na verdade, não passa de um amontoado de conceitos sem nenhum comprovação científica.

Essa é uma luta que podemos encampar junto aos poderes públicos até porque a teoria do design inteligente - uma versão científica do criacionismo - conta com o respaldo de grandes nomes da ciência.

Sou a favor e conte comigo!

Um abraço.

Unknown disse...

Caro Esdras Bentho

O quadrinho é um bom ponto de partida para inserir a discussão em nosso meio.

Será interessante se todos quanto acessarem seu blog, se conscientizar e tomar a séria decisão de reproduzir esta visão e se ocupar em dar condições para que nossos filhos e jovens da igreja tenham conhecimento para fazer como o personagem retratado.

Um abraço

Lucas Parisi disse...

Ola Pastor Esdras.
Obrigado pela dica e pq nao pensei antes, aliás atinei, que a CPAD é na rua paralela à rua de minha casa...certamente irei adquirir meu livro (aliás seu)...hehehe

sempre visito aqui e me impressiono com sua ousadia.

Deus seja contigo e o abençoe mais e mais...

Paz e carinho,
Lucas

Esdras Costa Bentho disse...

Prezado Pastor Geremias do Couto muito obrigado pela sua participação no Teologia com Graça. Sua participação honra este blog.
Estou elaborando um artigo contendo uma síntese do embate criacionismo x evolucionismo a partir do contexto escolar americano. Espero que o estimado amigo não se importe de eu não responder adequadamente à sua perquirição. Talvez a linha que pretendo seguir a respeito do tema irá destoar das posições adotadas tradicionalmente. Porém, espero contribuir como pedagogo e teólogo ao tema em apreço.Pretendo, se assim o conseguir, fazer uma síntese à moda hegeliana ou juízo crítico à moda kantiana.
Espero, contudo, dar minha modesta contribuição à discussão que, desde o ano passando venho confidenciando aos meus amigos: "o tema evolução e criação ocupará o discurso científico e teológico com mais ênfase no próximo ano (2007)".
Continue contribuindo com suas opiniões e muito obrigado por responder a enquete.Mas no momento ainda não me posicionarei abertamente a respeito do assunto.
Esdras Costa Bentho.

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene.
Prezado amigo e pastor César Moisés, o paladino da educação cristã, a visão apresentada por esses quadros, embora incompleta e assumir uma posição nitidamente criacionista e convercionista, já é uma realidade em alguns centros universitários que possuem cristãos de seu quilate e têmpora, mais ainda uma necessidade no ensino Fundamental e Médio. Alguns pais à sua semelhança ainda ensinam aos filhos os preceitos bíblicos revestidos de certezas científicas, outros, no entanto, permanecem alheios ao problema. Esperamos que em breve tanto o livro quanto o blog "A vida de Rebeca" de sua autoria esteja pronto para fincar ainda mais a cosmovissão e metanarrativa cristã.

Continue participando de nosso blog, pois o caro paladinosempre nos honra com suas proposições.
Esdras Costa Bentho

Esdras Costa Bentho disse...

Khairis kai eirene. Prezados irmãos Isabella Passos e Lucas Castro muito obrigado por mais uma vez vocês participarem de nosso blog.
Muito obrigado pelo apreço em adquirir uma de nossas obras (que outros façam o mesmo!(:)
A ousadia procede da motivação com que vocês e outros amigos aguçam!
Continue partipando conosco.
Estamos já concluíndo os artigos a respeito de pós-modernidade. Se vocês gostam de discussão filosófica e controvérsias a respeito da cosmovisão cristã será uma ótima ocasião para revisão e atualização.

Continue participando de nosso blog. Deus vos abençoe.
Esdras Costa Bentho.

Lucas Parisi disse...

hehehehe...nos adoramos! Aliás, claro, ja deve ter lido E Agora Como Viveremos de Charles Colson...é uma de nossas obras prediletas sobre o tema pos-modernismo e cosmovisão cristã.

Esdras, entro aqui também pra poder lhe pedir um envolvimento ou mesmo oração sobre esse tema: PLC 122/06..pode ser lida aqui tb... http://www.cpad.com.br/cpad/paginas/mensageiro.htm Esse tem sido nosso trabalho e temos por ministério acompanhar alguns que voluntariamente desejam abandonar a condição homossexual.

Fique na paz e hj li na CPAD o primeiro capitulo de seu livro. Muito interessante e de uma complexidade, aqui distante do senso comum, inigualável Vou esperar uma grana entrar e comprar, claro...

Deus abençoe sua vida,
Lucas

Anônimo disse...

Pastor Esdra infelismente permeia nas Universidades brasileiras, principalmente nas publicas esta Teoria funesta da Evolução, muitos academicos recebem este ensino como verdade absoluta para explicar a existencia do universo e da vida. Os docentes não dá nem se quer o conceito de teoria - "Tentativa de explicar a realidade", porem os propagadores desta filosofia naturalista que na maioria das vezes são marxista vomita as sua doutrinas baratas que vai de encontro com a verdadeira ciencia empirica. Diante desse momento de embates neste viés educacional é importante termos pessoas como vc que convida a todos os cristãos genuinos a lutar pela inclusão no curriculo escolar o ensino Criacionista que é corroborado pela a autoridade maxima na literatura -Biblia Sagrada-. pastor Esdra me orinte para prepar uma monografia sobre o assunto pertinente. Curso 7ª Periodo de Pedagogia na UFT - Universidade do Tocantins.

Victor Leonardo Barbosa disse...

Parabéns pelo artigo pastor ESdras, obrigado por postar no meu blog.
Creio que o criacionismo é algo válido, porém se deve analisar bastante como incluir o criacionismo de uma forma que ele não seja manchado por professores seculares e defensores do evolucionismo.
O ideal, a meu ver, pelo menos temporariamente, era que professores criacionistas tivessem o direito de explicar as duas teorias com liberdade.
Abraços e Paz do Senhor!!!

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene.
Prezado amigo e irmão João Batista, muito obrigado por suas palavras motivacionais e pelo sensato e lúcido comentário deixado no Teologia com Graça. A participação de acadêmicos cristãos como o distinto "blogueiro", honra tenazmente o nosso blog.
Como o irmão já afirmou, a teoria do naturalismo é "vomitada" em praticamente todas as universidades do país. Ela está presente na Pedagogia, principalmente quando estudamos psicologia infantil e entramos em contato com os teóricos marxistas como Vygotsky, Luria e outros expoentes da psicogenética.
Se você deseja escrever uma monografia a respeito do assunto esteja preparado para o confronto e o embate homérico. Não precisarás apenas de força hercúlea, mas também de pesquisa, metodologia e relevância do tema. Entenda que a base das ciências, principalmente pedagógica, está centrada em pressupostos filosóficos e epistemológicos que admitem o evolucionismo como fato, fundamento e princípio científco. Lutar contra uma universidade inteira é "andar na contra-mão". Mas elogio e oro pela sua iniciativa e coragem. Procure um tema que seja relevante para a monografia, suas justificativas e objetivos , e vejamos em que podemos auxiliar.
Continue participando de nosso blog.
Deus o abençoe.

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene.
Prezado irmão e amigo Victor Leonardo muito obrigado por sua participação em nosso blog. Quanto eu "postar" em seu blog foi uma honra. Sua posição a respeito da inclusão ou não do criacionismo nos currículos escolares é equilibrada e sensata. Os criacionista, nós mesmos estamos divididos por diversas teorias dentro da própria episteme. De fato, a possibilidade de que professores que não crêem no criacionismo ensine a teoria, parece, inicialmente, uma contrradição, uma vez que ninguém é uma tabula raza, ele provavelmente ensinaria como se o mesmo estivesse ensinando um mito, assim como os professores de História citam os mitos sumerianos e mesopotâmicos concernentes à criação e outros temas afins. A respeito de professores criacionistas terem oportunidade de expressar sua "teoria" é possível, mas traz também alguns problemas de ordem prática e pedagógica. Talvez, ainda que não conclusamente, fóruns, debates e seminários sejam uma ótima possibilidade.
Continue participando conosco e que Deus o abençoe.
Esdras Costa Bentho.

Anônimo disse...

Esdras,

Quero parabenizá-lo pelo brilhante blog e dizer-lhe que colocamos um link no nosso www.comoviveremos.com
É um grande prazer trocar idéias sobre modernidade, pós-modernidade, cosmovisão e defesa da fé cristã com pessoas altamente capacitadas.

Em Cristo

Valmir Nascimento Milomem
www.comoviveremos.com

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene.
Prezado amigo e irmão Valmir Milomem, muito obrigado por suas palavras motivacionais. A recíproca é verdadeira, seu site, o qual recomendo aos meus amigos da blogsfera é oportundo e trata de assuntos contundentes. A frase "a espiritualidade moderna não busca compromisso" é pertinente.
Continue conosco, colocarei um link no Teologia e Graça do site www.comoviveremos.com

Em Cristo
Esdras Bentho

Vitor Hugo da Silva - Joinville, SC disse...

Pastor Esdras a paz do Senhor!

Gostaria de saber quando o senhor retornará a cidade de Joinville para ministrar em nossas escolas bíblicas para obreiros EBOJ.

Deus abençoe!

Vitor Hugo.
www.vitorhugosc.blogspot.com

Vitor Hugo da Silva - Joinville, SC disse...

Desculpe-me, mas esqueci de lhe perguntar algo!

Onde eu consigo um exemplar do seu livro ´´Conflitos do Jovem Cristão``?

A paz do Senhor!

Anônimo disse...

Khais kai eirene.
Prezado irmão e amigo Vitor Hugo, no momento o livro o Conflito do Jovem Cristão está esgotado e passando por revisões e acréscimo, teremos em breve uma nova edição. Nos sebos de Joinville é possível encontrá-lo e também com alguns crentes em Joinville. Quanto a ministrar na EBOJ nossa agenda não tem permitido aceitar os convites formulados. Quem sabe em uma nova ocasião. Nossa agenda posse ser conferida em: www.mecri.blogspot.com

Victor Leonardo Barbosa disse...

Olá pastor Esdras...olhe só, quando eu me referi a "teoria" do criacionismo, não quis dizer que o trato como uma simples teoria ok?(risos)
O que o senhor falou é uma verdade e muitos estão fazendo isso, o que acho importantissímo.
A alguns meses atrás fui dar uma aula (apenas uma, pois eu apenas supriria temporariamente a profesora "oficial") sobre isso, porém dei mais atenção ao criacionismo cientifíco e busquei refutar a teoria da evolução.
Quando terminei, a professora oficial tinha chegado e afirmou: "quem tem fé, tem tudo, quem tem fé, não se preocupa com que os outros dizem, ainda que digam que o homem veio do macao ou coisa assim...", só sei que ela contradisse tudo o que eu disse!!!! Tive que refutar a opinião dela, pois se não, os alunos absorveria uma doutrina fideísta.
Já pensou? dorme com esse barulho...
abraços,
Victor

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene.
O meu querido irmão, fique tranquilo, não fiquei incomodado com a expressão. Eu entendi bem o que o prezado amigo disse (rsrsrs). Acredito que foi um desafio muito grande enfrentar esse dilema, Algumas pessoas acham que a fé cristã é irracional, incapaz de estabelecer juízos racionais, uma pena. Não sabem que a cosmovisão cristã não é apenas racional como também completa. Não somos redcucionistas da verdade quer seja cientifica quer seja teleológica. Encontramos a verdade em Deus, na Bíblia, na ciência...
Vou lhe dar uma ótima dica bibliográfica para o debate entre entre ciência e teologia que poderá ampliar a discussão: LAMBERT, Dominique. Ciências e teologia: figuras de um diálogo.São Paulo: Edições Loyola, 2002.
Que Deus o abençoe rica e poderosamente.
Esdras COsta Bentho

Paulo Silvano disse...

Caro pastor Esdras Costa Bentho,

A paz do Senhor. A abordagem do seu blog é muito boa, receba os meus parabéns.

pr Paulo Silvano

Lucas Parisi disse...

Deus seja louvado!

Victor Leonardo Barbosa disse...

Ok pastor, vou dar uma olhada. Creio que o melhor é procurar na casa Paulinas( rsrsrssr). Obrigado pela sugestão.

exitste um site católico que é contra o evolucionsmo. Apesar de Romanista ele faz impotantes colocações:
www.montfort.org.br

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene.
Pr. Paulo Silvano, muito obrigado por suas palavras motivacionais e pela visita no Teologia com Graça. A propósito, o querido pastor tem uma linda família.
Deus vos abençoe.
Esdras Bentho

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene.
Prezados irmãos Lucas e Isabella, que essa doxologia seja o som e a música de suas vidas.
Esdras Bentho

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene.
Irmão Vitor muito obrigado pela diga. Fiquei até um pouco surpreso, pois o papa anterior ratificou o evolucionismo e alguns exegetas católicos estão usando o evolucionismo como premissa na exegese da Escritura, mas o referido site combate o evolucionismo.

Lucas Parisi disse...

Esdras..seu blog é um caminho infinito à graça de Deus...ehhehehe

eu entro sempre, espio os comentarios e vou visitando os blogs dos posts...e vou caindo em cada um...ufa...

pq estes encontram escondidos!
em que mundo vivo que muitos destes estao silenciados ou por aqui..hehehehe

fique na paz..e "doxologia" sobre sua vida!

Anônimo disse...

Esdras,

O que acha de já criarmos um blog da “associação” onde as idéias poderiam ser amadurecidas?. Pode ser no blogger mesmo onde a maioria tem afinidade.

Sobre o selo no se blog, tá dando algum erro?

Em Cristo

Valmir Nascimento Milomem

Leandro disse...

Excelente Blog, visto que há idéias e estudos bem maduros. Meus parabéns!

Anônimo disse...

Olá Esdras,
Como é bom saber que existe jovens dispostos e corajosos!!
Estou cursando História, como é dificil, só pela graça!!
Descobri seu blog por acaso, estava pesquisando so bre evolução. Fiquei muito feliz em achá-lo. Por que tem que ser assim?? Como Deus permite?? Todos os livros didáticos "pregam" o evolucionismo!?! O que podemos fazer para mudar isto??
Como disse, foi mto bom achar vc.
Um grande abç e Deus te abençoe.

Em Cristo,
Raquel

Esdras Costa Bentho disse...

Prezado Leando Maio, muito obrigado por suas palavras motivacionais. Espero que continue conosco.
Um abraço.

Esdras Costa Bentho disse...

Prezada Raquel cursar história no contexto pós-moderno é um desafio ao cristão hodierno. Sua coragem deve servir de exemplo. Gostaria de incentivá-la à cultivar o hábito do estudo consciencioso da História, principalmente contrastando-a com os ditames das Escrituras. Estude, mas acrescente o propósito de usar esse conhecimento a favor do evangelho de Cristo. Seja uma apologista da fé cristã. Não esqueça de estudar a visão cristã da História, recomendo o método histórico- salvífico de Oscar Cullmann, um dos meus teólogos prediletos. Compreenda adequadamente a filosofia da história com suas bases hegelianas e kantianas. Entre em contato conosco, assim que desejar.
Um abraço

Rafael disse...

Pastor, meu nome é Rafael, nasci de novo na AD de Brasília e curso Geografia na UnB. (Informo isso não por vaidade mas para que entenda melhor a situação)

Minha condição é parecida com a da Raquel, diferindo porque: 1-Me converti já no quarto semestre de curso e 2-Creio que no estudo e no ensino da Geografia há muitas mais mentiras científicas que necessitam ser desmascaradas por um estudante e futuro professor cristão.

Creio também que a salvação é concedida no momento em que se tem certeza da soberania de Deus e assim nos humilhamos perante Ele. A conversão é um processo pelo qual venho passando desde o terceiro semestre, pois consiste na troca dos antigos conceitos que não agradam a Deus por novos.

Diante dessa súbita reviravolta tive que procurar autores que corroborassem com esse meu novo ponto de vista e, na Geografia, tenho que combater não só o evolucionissmo mas também todas as manifestações do marxismo, que na verdade se utiliza de Darwin (http://www.icp.com.br/54materia1.asp)para criar teorias como o desconstrucionismo.

Quero na verdade deixar aqui meu protesto contra a UnB por não dispor em sua biblioteca de NENHUM livro criacionista e de não ter títulos como "o livro negro do comunismo", me obrigando dispender um dinheiro que poderia estar indo para a obra missionária. Mas faz parte do evangelho.

Robson Aguiar disse...

A paz do Senhor, Pastor Esdras

Parabéns pelo blog. Os temas são excelentes e oportunos para nossa época. Estarei em outra oportunidade tecendo comentários também acerca dos assuntos propostos.

"Para o triunfo do mal basta que os bons fiquem de braços cruzados"
Edmund Burke


Pr. Robson Aguiar - CADEESO - PE

Eunice Moraes da Silva Souza disse...

Olá pr.ESDRAS a paz doSENHOR parabens pelo blogger teologia com graça

Anônimo disse...

Parabens muito bom seu Post,muito interesante!!!!Fik c paz d cristo!!!
Abs!
Faculdade Teológica

Anônimo disse...

-"Sapere aude"
-"A fé não traz respostas; ela só impede as perguntas."
-"Antes, Deus nada fazia; então, criou o Universo, não se sabe para quê; depois, continuou fazendo nada."
-"É mais fácil acreditar que pensar; por isso há tantos religiosos."

Prezado Esdras.

Não só a historinha, mas, também, todos os comentários, são eivados de premissas falsas. A principal é a disseminação da mitologia em que uma entidade onisciente, onipresente e onipotente "inventou" um problema (o pecado) que tem uma única solução: o envio de "seu filho amado" para ser torturado e imolado de forma cruel, de maneira que seu sangue "lave" os pecados das criaturas (humanos), criados por aquela mesma entidade poderosa e de infinito amor.

Isso é simplesmente ridículo!

Dizem que "Deus é Pai"; e que somos seus filhos. Que pai? Se é pai, somos "crianças abandonadas", "meninos de rua". A função do que se entende como pai é ser RESPONSÁVEL pela alimentação, pela educação, pelo conforto, pela segurança e pelo futuro dos seus filhos, além de um enorme etcétera, sem que os filhos nada peçam. Um pai não tem de receber pedidos de seus filhos, o pai tem de prover tudo.
Tenho dois filhos. Eles não têm de se ajoelhar perante mim para pedir qualquer coisa. E se forem encontrados na rua, sós, fazendo arruaças, maltrapilhos, famintos, você e todos os seus leitores procurarão saber "QUEM É O IRRESPONSÁVEL PAI DESSAS CRIANÇAS", não é verdade? Logo, se Deus é Pai e somos seus filhos, é um IRRESPONSÁVEL. Assim é essa mitologia abraâmica. Cria uma farsa completamente contraditória, insustentável, que só subsiste porque "é mais fácil acreditar que pensar".

Logo em Gênesis há dezenas de contradições com os fundamentos abraâmicos. Um deles é o episódio do assassinato do Abel pelo Caim. Se Deus não fosse limitado em ter de receber oferendas (!) (Que Deus é esse?) dos humanos, nada disso teria ocorrido. Mas isso ocorreu porque "DEUS REJEITOU A OFERENDA DO CAIM", que se esmerou com suas melhores verduras (era o que tinha, lavrador que era). Ficou com inveja (quem lhe colocou esse sentimento de imperfeição?) do Abel, pecuarista. Deduz-se que o mentor intelectual do crime foi Deus.

Que onisciência é essa dessa entidade, que necessita enviar, em Gênesis 22, Abraão com seu filho Isaque, para imolá-lo em sua própria homenagem? Que carência é essa de sacrifícios e imolações?

Esdras, você, aparentemente, é um leitor voraz, até de Kant, o iluminista. Seu currículo intelectual e cultural não condiz com a aceitação dessa mitologia. E, pior, se atem a disseminar essas falsas e enganadoras ideias.

Sou-lhe grato pela atenção.

Zander Nogueira Martins

TEOLOGIA & GRAÇA: TEOLOGANDO COM VOCÊ!



Related Posts with Thumbnails