DÁ INSTRUÇÃO AO SÁBIO, E ELE SE FARÁ MAIS SÁBIO AINDA; ENSINA AO JUSTO, E ELE CRESCERÁ EM PRUDÊNCIA. NÃO REPREENDAS O ESCARNECEDOR, PARA QUE TE NÃO ABORREÇA; REPREENDE O SÁBIO, E ELE TE AMARÁ. (Pv 9.8,9)

segunda-feira, 15 de março de 2010

Os desatinos do culto maniakos




Era sábado à noite. Chovia torrencialmente no Rio de Janeiro. As condições precárias de Belford Roxo tornavam a viagem até a igreja local uma odisséia homérica. Buracos incontáveis, barro que cobria toda a estrada..., dilúvio ininterrupto.

Estacionei o carro longe da igreja e segui o restante do percurso a pé. Tirei o sapato e a meia, levantei a barra da calça e pisei a lama. Andei uns trezentos metros até adentrar nos umbrais da minha querida denominação.

Era culto de jovens. Apesar da tempestade, dos raios que iluminavam o céu lúgubre, e do trovão que derrubara uma velha árvore a poucos metros do templo, a igreja estava abarrotada de jovens, famílias, crentes.

O culto transcorreu com a liturgia tradicional das Assembleias de Deus. Cânticos congregacionais avivalistas e conversionistas, leitura das Escrituras, apresentações, testemunhos e oportunidades para conjuntos visitantes. Ouviam-se as orações e louvores do povo de Deus.

Fui cumprimentado pública e hiperbolicamente pelo pastor local. Ele falava de meus livros, de meu trabalho na CPAD, de como era importante para a Baixada Fluminense ter um dos seus filhos paraibanos trabalhando na editora da denominação; disse até mesmo conhecer minha vida particular e um dos meus tios e que, além de eu ser um “homem de Deus” era também responsável pela pregação naquela fatídica noite. Até que...

Chegado o momento da pregação, retribuí ao pastor o apreço. Abri as Escrituras e li a perícope joanina 12.1-11. Foi tudo o que consegui ler e falar naquele momento...

De repente um glossolalo irrompeu em línguas, seguido de outros três, que se expandiram para seis, doze, vinte e quatro e talvez quarenta e oito. Virei-me em direção ao dirigente local, na expectativa de que ele me apoiasse a retomar a ordem, a liturgia da palavra, mas, infelizmente, ele estava ocupado demais “pulando no espírito”.

Fiquei atônito, embasbacado, estupefato. Empregara muitas horas na preparação da pregação. Fizera uma exegese minuciosa da passagem. Em oração, meditara demorada e profundamente no texto e na contextualização do querigma.

Num ímpeto frenético, uma jovem começou a profetizar no mesmo momento que outra do conjunto visitante. Tentei falar, mas fui repreendido por um obreiro que disse:

“– Não há necessidade de mensageiro quando o Senhor está presente! ‘Ha-le-lui-as’!!!!”

A primeira moça, como um raio que entrecortava as últimas nuvens daquela noite, correu apressuradamente em direção à outra, que também estava profetizando. Passou por três outras imberbes que dançavam “no espírito” e, numa coragem hollywoodiana, pôs a mão sobre a boca da profetiza e disse:

“ – Cala-te. Eu sou o Senhor teu Deus!”

A mulher tirou rispidamente a mão que cobria-lhe o instrumento profético e retrucou, com erro vernacular e tudo:

“– Cale-se você. Eu que sou o Senhor teu Deus!”

“– Não”, retrucou a profetiza,

“– Eu que sou o teu Deus!”

Virei-me mais uma vez, na esperança de que o dirigente me ajudasse a retomar a ordem, mas ele estava ocupado profetizando para um auxiliar, e seus obreiros, caídos ao chão.

Fechei a Bíblia. Dei três passos para trás e sentei-me contemplando um jovem que estava correndo com as mãos abertas como se fosse um planador e outro que colocava uma das mãos no ouvido e outro na boca, como se estivesse conversando com alguém num celular fantasmagórico.

Comecei a chorar ao contemplar a desordem no culto, a manipulação dos carismas, a falsa espiritualidade e a meninice que grassa nalguns arraiais pentecostais.

Passados mais de uma hora, o pastor local retomou a palavra e pediu-me que fizesse as considerações finais. Abri a Bíblia em 1 Coríntios 14 e me ofereci a ministrar um curso acerca dos dons espirituais, mas aquele povo era duro de ouvidos.

Fui em direção ao carro. Tirei o sapato e as meias, levantei as barras da calça, mas uma das meias caiu na lama.

Glossolalo: aquele que fala em línguas estranhas.

65 comentários:

Ventura Neto disse...

Prezado Pastor
Vivemos infelizmente uma crise espiritual sem precedentes. A maior parte do nosso povo não frequenta cultos de ensino, escola biblica dominical.
O que fazer?
Que Deus continue a te usar poderosamente na palavra.
Abraços

Pastor Sérgio Pereira disse...

Prezado Pr. Esdras, graça e paz!
Infelizmente esse tem sido o protótipo de muitos cultos pentecostais Brasil a fora. Vergonhosamente manifestações tidas como "extase espiritual" tem sido praticadas no lugar da Palavra de Deus. A grosso modo, o povo tem se embebido de manifestações absurdas sem o balizamento das Escrituras Sagradas.
Que o Senhor lhe abençoe!

Um forte abraço!

Pr. Sérgio Pereira
http://prsergiopereira.blogspot.com

claudiopimenta disse...

Prezado Pastor


Nao li aida nenhum dos seus livros mas pelo seu blog que é muito bom creio em breve estarei adquirindo um deles, por enquanto estou lendo :ouro de tolo ,com vergonha do evangelho, o evangelho segundo jesus e suor carisma e controversia
Infelizmente essa é a realidade por todo esse brasilzao , pura e simples imitaçao de grandes congressos que acontecem principalmente no sul
Aqui no ceara tem muito disso , o pior quando vamos falar alguma coisa a respeito da biblia nos taxam de FRIOS ,gelados etc

claudiopimenta disse...

Aproveitando a oportunidade gostaria de sugerir um blog que apesar de ser americano tem um conteudo muito bom

www.voltemosaoevangelho.blogspot.com

claudiopimenta disse...

Com relaçao a profecias e revelaçoes nao acredito em 99,99 % delas ,muita incoerencia com a palavra

Aproveitando a oportunidade gostaria de sugerir um blog que apesar de ser americano tem um conteudo muito bom

www.voltemosaoevangelho.blogspot.com

Blog do Zé disse...

Paz do Senhor,
Quero apenas dizer com tristeza que enquanto os crentes novos convertidos não forem bem discipulados e não participarem da Escola Dominical das Igrejas onde congregam, a AD no brasil vai ter sempre essa maioria de crianças na fé. De quem é culpa?

Victor Leonardo Barbosa disse...

Caro pastor Esdras, a Paz do Senhor!

Ao ler este seu relato, sinceramente fiquei surpreendido com tantos absurdos.

Essa história parece um filme de terror medonho, no estilo de O Exorcista... sinceramente, que tristeza o pentecostalismo possuir estes tipos de meninice, que ainda imperam em várias congregações locais. Como diria Paul washer, eles podem até estarem cheios do espírito, mas não é do Santo.

Um forte abraço e que Deus o abençoe!

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezado Ventura, obrigado por sua participação no Teologia e Graça. Sabe, concordo com o irmão quando fala de uma crise espiritual, no entanto, precisamos definir e identificar que crise é essa. Nunca o evangelho foi tão divulgado no Brasil como nos dias de hoje. Nossos evangelistas ocupam os principais canais de televisão e emissoras de rádio. Estamos na mass midia, rádio, televisão, internet, jornais e revistas. Nunca se incentivou tanto o ensino teológico como nos dias de hoje. Mesmo assim, algo do projeto da grande comissão encontra-se fora do rumo. A Palavra é ensinada; o evangelho é anunciado, mas a natureza e identidade desse evangelho é diferente; é "outro" (heteros) e não "outro" (allos) como diz Paulo. Trata-se de um evangelho diferente daquele anunciado até mesmo pelos nossos fundadores. Vingren cita o caso de como ele enfrentou, numa igreja no sul do Brasil, esse evangelho e adoração distorcida. Logo, esse espiritualismo esnobe e barulhento não é o pentecostalismo bíblico e histórico.

Esdras Bentho

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezado Pr. Sergio, infelizmente muitas comunidades pentecostais e neopentecostais ignoram a orientação bíblica quanto aos dons espirituais. Razão pela qual inúmeros meninos espirituais são levados por qualquer vento de doutrina. De quem é a culpa? Acredito que da escola que formou os obreiros asembleianos, destituindo-os da formação liturgica pentecostal fundamentada na Palavra. Bastaria que os obreiros da igreja que visitei lessem cuidadosamente 1 Co 14 para saberem que suas práticas litúrgicas estão destituídas da chancela divina.

Irmãos, vou parar. Ainda hoje respondo as demais participações.
Obrigado
Esdras Bentho

Unknown disse...

Paz do Senhor!

Que pena que isso tenha ocorrido em uma igreja assembleiana...
Ensinemos nossas igrejas, para que não caiámos no mesmo erro!

Unknown disse...

Pastor Esdras, a paz!

Triste relato. E mais triste por saber que esses fatos acontecem com bastante frequência no nosso meio. Já vi alguns parecidos.

A megalomania, o espírito de grandeza e o apreço pelo espetáculo, ainda associado à falta de leitura bíblica e o bom senso, resulta na desordem que presenciamos constantemente nos cultos pentecostais. Somente um genuíno avivamento, que traga fome pela Palavra, pode melhorar essa situação tão comum.

Abraços

daladier.blogspot.com disse...

Prezado Pr. Esdras,

É triste ver um culto desandar ridiculamente para essa confusão. Em muitas igrejas País afora, não raro, culto é essa caricatura retratada no post. Que Deus tenha misericórdia de nós!

Abraços!

Meu Dever é Alertar disse...

Paz do Senhor Ir. Esdras.

O triste e lamentável não foi a bagunça ocorrida, mas sim, a falta de autoridade, o relaxamento do anjo da Igreja em simplesmente, dar o SEU aval ao movimento.

"Não havendo direção, problemas não faltarão".

Em Cristo,


Ir. Márcio Cruz

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezados irmãos, de fato, é lamentável saber que esse episódio não é fortuito, casual, mas frequente, assíduo.

Quando recorremos aos fatos e, até mesmo, aos relatos históricos do pentecostalismo, sabemos que muitos elementos vocais, físicos fizeram e, talvez, ainda façam parte das chamadas manifestações espirituais. Sabemos que os carismas biblicamente considerados, podem resultar em manifestações físicas e vocais descontroladas. Por isso mesmo, Paulo ensina a respeito da ordem e decência no culto carismático; da necessidade de controle do glossolalo e do profeta.

Esdras Bentho

claudiopimenta disse...

Um dia verei o senhor pregar nos (deoes) auqle grande congresso de missoes mas infelizmente a lista que saiu foi de tudo um pouco desde judeu(???) ate pregador que deixa crente pregado na parede com unçao de anjos .
quando eles valorizarem a palavra verei tambem esse cara

http://www.youtube.com/watch?v=J34BKJet43Q&feature=player_embedded

claudiopimenta disse...

Um dia verei o senhor pregar nos (deoes) auqle grande congresso de missoes mas infelizmente a lista que saiu foi de tudo um pouco desde judeu(???) ate pregador que deixa crente pregado na parede com unçao de anjos .
quando eles valorizarem a palavra verei tambem esse cara

http://www.youtube.com/watch?v=J34BKJet43Q&feature=player_embedded

Anônimo disse...

Os lideres que se levantam contra essas meninices, são expulsos das Igrejas, pois não são do fogo; a pouco tempo presenciei um caso assim em uma Igreja Batista, imagine em uma Assembleiana, onde os irmãos se intitulam "canelas de fogo", e o lider que não for é queimado na igreja, ou seja expulso.

O diabo faz festa na atualidade com o comportamento dos que se dizem Evangélicos; as pessoas honestas fogem de vergonha dos SEPULCROS CAIADOS da atualidade.

Anônimo disse...

caro nobre pastor.
teilógo,graduado,pedagogo,formador de professores, exegeta, filosófo,etc etc etc

caro nobre pastor, nao sei o porque do espanto do irmao,(descupe pelo irmao!!) e que tem pastor que nao gosta de ser chamado de irmao
por ser um culto assembleiano e o sr fazer parte do mesmo ministerio qual o problema????
parece que se o nobre amigo estivesse no dia de pentecoste, o irmao teria pedido ajuda para tentar calar os mais de 120 at.2

nao e todo dia nem em todo culto mais o espirito santo de Deus ainda manifesta-se, se o nobre pastor nunca pulou na presença de Deus sintomuito eu ja.
se o irmao nao fala em linguas sintomuito tambem,
se o irmao nao sente a gloria de Deus sinto muito,

obs- se eu estive la tambem teria me alegrado na presença de Deus.

sem duvidas a quem exageros por parte de muitos,
mais ninguem pode calar o espirito santo

CUIDADO CONTRAO ESPIRITOSANTO NAO HA PERDAO,

FIQUE NA PAZ
HELIO COSTA

Elizabeth Pacheco disse...

Prezado Pr. Esdras,
que situação!! Já tive a infelicidade de ter visitado algumas igrejas, com este tipo de cuto irracional. Com seus pseudo-pentecostalismo. Esta semana, conversávamos na FAECAD, no decorrer da aula: "Teologia do Culto" sobre o culto sacro e a modernidade que entrou em nossos cultos?? O que vem acontecendo com os nossos cultos. Além do culto irracional, como este. Cadê os hinos congregacionais? Cadê ás pregações que apontam para á Cruz? E a reverência? Isto é o sufuciente. O resto é acréscimo.

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezado Francisco, obrigado pela deferência. Mas o irmão Hélio é o candidato ideal para pregar no referido evento.

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirebe

Prezado irmão Hélio, lamento muito pela maneira irônica e desrespeitosa com o qual o caro se referiu a minha pessoa e formação. Não pretendo justicar a minha graduação e formação, pois essa autoridade me é concedida pelos oito anos de estudos assíduos, pela produção literária e projetos na área da educação e teologia.
Também lamento seu "orgulho espiritual"; lamento você atribuir ao Espírito Santo a "unção do planador" e do "celuar", ledo engano.
Obrigado pela referência de Atos 2, já li, mas pela sua indicação farei uma exegese mais profunda. Gostaria também que o prezado blogueiro faça o mesmo com 1 Coríntios 14.

Um abraço

Esdras Costa Bentho disse...

em vez "prezado blogueiro faça o mesmo", leia-se " que o prezado blogueiro FIZESSE o mesmo".

claudiopimenta disse...

Fico muito triste em ver algumas pessoas defendendo homens que nao respeitam a biblia


Alguns irmaos sao iguais um rapaz que ao ser repreendido pela falta de reverencia no culto falou: Quando o espirito santo usa nao tem descencia nem ordem que dÈ jeito


Misericordia!

Anônimo disse...

Pastor esdras nos seus comentaristas tem defensores de um certo milagreiro que esfrega oleo ate sair figado de galinha da manga da camisa

claudiopimenta disse...

Pastor Esdras



As vezes fico imaginando por que alguns irmaos (obreiros etc) valorizam o sentir acima da palavra de Deus

Vejamos o que disse lutero sobre essas coisas Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. ... Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias." Martinho Lutero

claudiopimenta disse...

Com relaçao ao irmao Helio pregar ali, pela pouca participaçao dele aqui creio que se enquadra perfeitamente no perfil dos escolhidos para o evento
Uma pena lá eles nao aceitarem homens como o Senhor, o Silas Daniel,o Ciro zibordi, alem de outros pregadores e conferencistas de Biblia
Ali só aceitam gritadores,agitadores de massas , e contadores de historias como esse absurdo e desreipeito as sagradas letras : http://cristisantana.blogspot.com/2010/01/abilio-santana-contador-de-historias-e.html

Anônimo disse...

caro nobre pastor a paz.
nao quero fazer um debate em cima desse assunto sei que o irmao e conhecedor da biblia (palavra de Deus),

desculpe-me se desreispeitei o irmao, em relaçao a graduaçao teologica, o que estou temtando falar, e isso e bom que todos fiquem ciente, e que muitos se estribam em conhecimentos e desprezam a manifestaçao do espirito santo de Deus,

sei que em uma reuniao nem todos sao espirituais, muitos sao carnais, muitos meninos tambem,

referente ao irmao FRANCISCO, ele nao tem coragem suficiente para declarar nomes, eu tenho
ele fala(deoes)
creio que ele quis falar gideoes missionarios da ultima hora, presidido pelo pastor cecino bernadino, em camburiu o maior comgreso missionario do brasil,

sem duvida pregaria la se for da vontade de Deus, sei que o irmao francisco como todos os blogueiros tem vontade de um dia estar la tambem, mais com a possibilidade deminuida, fica atacando, jogando pedra, nao se joga pedra em arvore que da fruto,

comvido o nodre pastor para pregar em uma comgregaçao do nosso campo aqui em americana sp, de preferencia onde congrego, aqui ainda pela graça de Deus oespirito santo tem liberdade.

fique na paz
helio costa.

Jean Patrik disse...

Paz do Senhor pastor!!

De uma olhada nesse link >>>> http://literalmenteverdade.blogspot.com/2010/03/biblias-adulteradas-voce-tem-uma.html

dizem que as bíblias RC e RA foram adulteradas.

Pastor que grau de verdade há nisso?

Anônimo disse...

Estou gostando de ler o seu blog, confesso que não sou um homem culto porem estou aprendendo bastante pois tenho que ler os posts com um dicionario na mão rsrsrsrsrsrs.

Sobre o post um dia desses vi um Pr pedir para a irmã se sentar e ficar calada, apos ela falar uns dois minutos em linguas. Ele pegou o violão e tocou como não se levantou ninguem, ele pediu para se sentar pois não tinha interprete. Muitas pessoas da igreja criticaram, mas eu acho que ele fez certo.

Ruan
ruanvisuaw@hotmail.com

claudiopimenta disse...

Prezado irmao Helio


Nada contra os deoes e seu trabalho evangelistico
Tenho contra a completa bagunça que virou aquilo ali
Com relaçao a arvore que da fruto o sr esta equivocado, estou contra os absurdo que ali acontecem,cantores se acutuvelando e rasgando a garganta para aparecer, pregadores que Ignoram O TEXTO SAGRADO para levar o povo ao delirio
Com relaçao a ser carnal Creio piamente que ali nos deoes acontecem 99% de manifestaçoes CARNAIS por pura exibiçao onde irmaos já sao induzidos a cair no suposto espirito
Interessante e que quando alguem começa falando manso a palavra com uma exposiçao textual(coisa que dificilmente acontece) os irmaoszinhos ficam ali com cara de quem comeu e nao gostou MAS quando o locutor começa a gritar freneticamente ou gesticular ou dar ordens a seres angelicais ou demoniacos AI o povao vai ao delirio SEM ao menos se inportar se o que esta sendo ministrado e biblico ou nao
Quero deixar essas dicas de como preparar sermoes biblicos
http://www.youtube.com/watch?v=zDqEw0B5jrc
http://www.youtube.com/watch?v=7hmPao6U2Ys&feature=related

Chega de contadores de historias e imaginarios biblicos

claudiopimenta disse...

Com relaçao a teologia, como e triste vermos homens que fizeram seminario,ou estudaram e ignoram comletamente as regras de interpretaçao biblica
Alguem já disse que a teologia é a gramatica da alma
VONTADE de pregar lá ? gostaria de ver o piper, paul washer, donny swagt, silas daniel, esdras bento entre outros Homens compromissados com a palavra( VEJA www.voltemosaoevangelho.blogspot.com) ate mesmo o malafaya antes de aderir ao pragmatismo e seus amigos falsos profetas americanos alem de pregadores de um evangelho adulterado no brasil
Prezado nao sabia que tens um atributo estritamente divino , o de tudo conhecer

claudiopimenta disse...

Para encerrar a questao!
Duvi-de-o-dó que a maioria dos canelas de fogo (supostamente do fogo) consiga assistir uma exposiçao estritamente bibliocentrica,cristocentrica por um pregador que nao grite freneticamente ou use frases de efeito ,eles conseguem ouvir qualquer baboseira desde que gritem,usem frases de efeito mesmo que ali nao seja pregada a palavra de Deus e ao sair da reuniao ainda falam que foi uma bençao
Interrogados sobre o que aprenderam concerteza nao saberam responder de textos biblicos mas de amarrar demonios , etc certamente vao relatar


Mais alguns exemplos de pregaçoes bibliocentricas

http://www.youtube.com/watch?v=R5Uz5t8lJs4&feature=related paul washer


um desafio aos pastores
http://www.youtube.com/watch?v=FwCbpv8MKdo&feature=related

claudiopimenta disse...

Quero recomendar para apreciaçao do irmao Helio o que significa ser cheio do espirito santo ?

http://www.youtube.com/watch?v=y0nVJ90mQbc

Manifestaçoes estranhas [red] david Wilkerson
http://www.youtube.com/watch?v=sQhuVEb7wIE&feature=related

entre outros videos associados

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezada irmã Elizabeth, obrigado por sua participação no Teologia & Graça. Falta-nos, a todos, mas comprometimento com o ensino e a pregação genuinamente cristã. Essa profunda crise é alavancada pelo pseudo-espiritualismo que, revestido de pentecostalismo autêntico, ignora a verdadeira natureza e identidade dos carismas. Não somos antipentecostais, muito pelo contrário. Todavia, ser pentecostal hoje é ser comprometido com a cruz de Cristo e com a ação noutética e pneumatológica do Espírito Santo. Não creio num pentecostalismo soberbo, orgulhoso, irracional.

Esdras Bentho

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezado Francisco, gostaria de reafirmar que o culto, tanto no Antigo ('ābad) quanto em o Novo Testamento (latreuō), significa "servir", "serviço", referindo-se à liturgia sagrada oferecida ao Senhor (Êx 20.5; Mt 3.10). O culto é um serviço de gratidão e adoração a Deus por todas as bênçãos salvíficas (Sl 116.12,13). A pessoa principal da liturgia cristã não é o crente carismático, mas o Senhor Jesus Cristo (Ap 15.3,4). Além de adorar a Deus, o culto tem como propósito a edificação da comunidade redimida [vv.4,5,12s].

A liturgia da igreja primitiva era dinâmica, espontânea e com manifestações periódicas dos carismas concedidos pelo Espírito Santo (Rm 12.6-8; 1 Co 12.4-11, 28-31). Os cultos da igreja de Corinto eram carismáticos (1 Co 12; 13; 14), pois todas as manifestações do Espírito, as diversidades de ministérios e de operações, encontravam-se naquelas reuniões (1 Co 12.4-6). Porém, a igreja estava envolvida em diversas dissensões e litígios (1 Co 1.10; 6.1-11); pecados morais (1 Co 5) e, principalmente, desordem no culto de adoração a Deus (1 Co 11.17-19; 14.26-35). A desordem era tal que o próprio culto tornou-se um entrave ao progresso espiritual dos crentes. Eles eram imaturos e carnais (1 Co 3.1-4).

Leia o texto Exegese de 1 Coríntios 14, aqui no Teologia & Graça. Veja o marcador.

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezado Hélio, o que o irmão quer afirmar quando diz que "aqui o Espírito Santo tem liberdade"? Que liberdade é essa que há em sua congregação, mas não há nas outras?

Quanto ao convite para ir à sua congregação, havendo agenda não recuso convite.

Esdras Bentho

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezado Ruan, já vi também obreiros pentecostais, dirigentes de grandes congregações, agirem de forma semelhante. Ele não foi fulminado por um raio, não ficou canceroso, não ficou deitado num leito, não perdeu o emprego, enfim, não foi amaldiçoado ou como dizem "Deus pesou a mão sobre ele". A Bíblia não ensina apenas a respeito dos carismas, mas também incentiva o discernimento de espíritos, a ordem e decência no culto.

Esdras Bentho

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezado Francisco, obrigado pelo incentivo a respeito da possível e futura leitura de uma de nossas obras.

Esdras Bentho

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Apenas um comentário a todos:
No capítulo 12, o apóstolo dos gentios descreve os dons espirituais classificando-os em: [v.4] "diversidade de dons"; [v.5] "diversidade de ministérios"; e [v.6] "diversidade de operações" . A ênfase está na unidade e diversidade dos carismas. No capítulo 13, Paulo, embora exorte os crentes a buscarem os melhores dons (12.31), sobrepõe o amor aos carismas.No capítulo 14, orienta a respeito da manifestação dos carismas no culto.
Aprendemos na primeira assertiva, que todos os dons (não apenas os novo de 1 Co 12) são úteis e necessários a igreja, principalmente os "não-miraculosos". Esses são tão espirituais quanto os outros carismas espetaculares.
Na segunda preposição que o amor regula os dons espirituais, nada absolutamente nada, supera o amor cristão.
Na terceira exposição paulina, os dons devem ser usados conforme um regulamento litúrgico, com decência e ordem, mas sem que suas manifestações genuínas sejam impedidas!

Esdras Bentho

claudiopimenta disse...

Pastor Esdras Irei ler com todo , obirgado pela indicaçao do texto

Edilson Paulo disse...

Escola Biblica Dominical, não vejo outra saida, para essas igrejas que, estão destruindo o povo de Deus por falta de conhecimento.
Saudaçoes em Cristo.
www.overbooverbooverbo.blogspot.com

Lucivaldo de Paula disse...

Querido Pastor Esdras,é lamentável o que anda o correndo nas nossas Igrejas, infelizmente na congregação em que sou menbro não é diferente. O interessante é que os crentes que gosta desses movimentos não gostão de escola dominical,estudos biblicos etc.

um grande abraço meu querido Pastor!

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezado Cristian, obrigado por sua participação. Volte sempre!
Farei uma visita ao seu blog.

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezado Francisco, sua participação honra o Teologia & Graça. Acredito assim como o senhor! Falta EBD! Ensino! Educação bíblica e teológica!

Esdras Bentho

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezado Lucivaldo, os crentes que preferem o chamado "re-té-té" não participam de estudos bíblicos, escolas dominicais, escolas de obreiros entre outros. Praticam sempre uma exegese distorcida, usando textos de provas para suas asseverações. Alguns desses preferem o "encontro das tochas" em vez de "encontro de professores", "reunião dos vasos", no lugar de "reunião de estudos bíblicos". Esses são os que costumam denominar os montes que frequentam de "monte dos 7 mistérios", "monte das sete revelações", já ouvi até "monte das sete taças", será que da ira de Deus?


Esdras Bentho

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Para aqueles que duvidam da minha pentecostalidade pelo fato de eu criticar o culto maniakos, antes de tirar suas conclusões, leia o post "Minha infância pentecostal", onde relato minha esperiência batismal e pentecostal!

Thiago Almeida Dias disse...

Caro Pr.Esdras quero agradescer a Deus pela sua vida! O senhor e exemplo pra min de exegeta que busca respeitar a palavra e ter compromisso com o Deus da palavra estarei orando por ti , familia e ministerio pazz!!!!!!!!!!!

claudiopimenta disse...

Pastor Esdras ,Oobrigado mas a horna e toda minha de poder acompanhar e ter conheido tao relevantes textos para a vida crista
Estou lendo cada materia, que tem acrescentado muitos para edificaçao e crescimento espiritual

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezado irmão Francisco, muito obrigado por sua participação no Teologia & Graça e por suas palavras motivacionais.

ESdras Bentho

Alexandro disse...

É... meu irmão, sei do que está falando, não é fácil. A esmagadora maioria dos pentecostais querem para si mesmos pregadores que lhes façam mexer o corpo, mas não a mente; pois mexer a mente cansa muito; assim, melhor é só mexer o corpo, é mais "divertido".

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezado Lopes, é triste saber que alguns grupos pentecostais só aceitam a pentecostalidade e a espiritualidade se ambas forem acompanhadas de extravagâncias.
Ontem, em nossa igreja, um jovem músico foi batizado no Espírito Santo com evidências inicial de línguas não aprendidas por ele.
Mesmo um batismo "de fogo", como esse, não significa manifestações físicas escandalosas. O rapaz foi batizado, falou em línguas, chorou por longo tempo, continuou fanlando em línguas....

Esdras Bentho

Pb.Welington Bartels disse...

Pr.Esdras, A Paz do Senhor! Obrigado por colocar em discussão um tema tão relevante.Queridos irmãos, o movimento corporal jamais poderá servir como parâmetro de espiritualidade ou pentencostalismo; a verdadeira espiritualidade e o verdadeiro pentencostalismo está carácterizado por ações cristãs de cada individuo.Pois, ps pseudos-pentencostais, não gostam de frenquentar qualquer tipo de estudo biblico e até mesmo não são assiduos na leitura da Bíblia.Desta forma, como podem ser pentencostais se ainda não são cristãos(no sentido apropriado da palavra).

claudiopimenta disse...

Pb Welington concordo em genero e grau, valorizamos muito o exterior ou gestos ditos espirituais e esquecemos do fruto do espirito,valorizamos muito os dons carismaticos e os reple-plés esquecemos os valores eternos.

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezados, Welington e Francisco, concordo com os caros amigos. A pirotecnia infelizmente é latenta nas reuniões pentecostais. Valoriza-se mais os gestos do que o conteúdo. No Antigo Testamento pelo menos, os gestos, atos, demonstrações físicas na adoração a Deus, não eram produtos da ação voluntária e premeditada do homem, mas uma ação até mesmo do Espírito, como por exemplo, os oráculos por ação.

Esdras Bentho

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezados, Welington e Francisco, concordo com os caros amigos. A pirotecnia infelizmente é latenta nas reuniões pentecostais. Valoriza-se mais os gestos do que o conteúdo. No Antigo Testamento pelo menos, os gestos, atos, demonstrações físicas na adoração a Deus, não eram produtos da ação voluntária e premeditada do homem, mas uma ação até mesmo do Espírito, como por exemplo, os oráculos por ação.

Esdras Bentho

claudiopimenta disse...

Obrigado pastor esdras, gostaria se possivel que abordasse a questao das pregaçoes nos cultos assemleianos por parte de pastores e obreiros serem tao fracas, nao quero generalizar mas e muito dificil uma pregaçao expositiva, muito dificil mesmo uma pregaçao que explique o texto! mesmo vindo de um pastor, geralmente as pregaçoes sao sobre o azeite da viuva, o machado que flutuou ou elias e os profetas de baal.
Quando tem uma pregaçao parecida com uma pregaçao textual a maioria se perde completamente e desvia o foco para invencionices , usos e costumes ou embromechions ,linguas estranhas , misticismo etc

claudiopimenta disse...

Tive outro dia uma ideia sobre o analfabeto politico parafraseado ei o texto caso o senhor tenha interesse em aprimorar fico grato infelizmente nao tive a oportunidade de estudar e faço um esforço imenso para nao dar muitas mancadas no portugues mas nao tem geito

o pior analfabeto nao e o politico
ja ouvi falar de analfabeto funcional ,digital, politico etc
tive uma ideia lembra daquele texto o analfabeto politico ?
Me deu a ideia de criar o analfabeto biblico
[bue]O PIOR ANALFABETO nao e o analfabeto politico e o analfabeto biblico.
Ele nao ouve (a palavra)
Ele nao fala a verdade pois nao quer tocar nos mugidos (isso mesmo mugidos) do senhor com medo de pecar contra os magnanimos santos
Ele nao participa da ebd,estudos,seminarios etc, Ele nao sabe quanto custou a reforma protestante, quanto custou a biblia chegar ate nós, ele nao sabe quantos martires foram nescessarios para o evangelho chegar aqui.
ele nao sabe que sua salvaçao depende de varios fatores como aceitar a cristo como salvador mas tambem como senhor, tudo praticamente depende do seu conhecimento do senhor .
O analfabeto gospel e tao ignorante para nao dizer burro que estufa o peito dizendo que odeia teologia , nao sabe o imbecial que por causa de sua ignorancia nasce a fanerose, nasce o dente de ouro, a galinha em linguas, o mugido do leao, o demonio cawboy, os depositos enganosos celestiais , o vigaristas gospel, o falso evangelista, o falso apostolo, os bandidos da ´fé dos dias atuais,
nasce tambem o menino gospel ,
o retete gospel, o cangapé ungido,
o vigarista o pilantra das multinacionais gospel do engano e deturpaçao das sagradas letras, a lipoaspiraçao gospel , a restituiçao do himen , nasce tambem os pregadores do dente de ouro ,tanta gente precisando de dentes mas poquissimos recem dentes de ouro
nascem os vigaristas que andam de carros importados que custam meia milhao de reais e tudo foi semeado pelo analfabeto biblico que continua andando de bicicleta ou de fusca
nascem tambem os profetas de revelaçoes extra-biblicas que mandam o povo mijar uma cidade inteira ou demrramar oleo etc


entre outras aberraçoes conhecidas


obs caso queria aprimorar e colocar no blog fique a vontade

Blog da Iara disse...

Meu amado irmão,
fiquei em dúvida se deveria ou não comentar aqui, mas criando coragem decidí fazê-lo...
E acerca dessa postagem, é isso q me deixa sinceramente "sem conseguir entender".Sabe,sou evangélica desde q nasci,me convertí aos 11 anos de idade, e me batizei na denominação batista, e tradicional ainda por cima, mas não prego contra nem a favor dos dons espirituais, creio na manifestação do espírito santo, creio no dom de línguas,sei que qdo Deus quer se manifestar ele se manifesta do modo dele...mas só queria entender um pouco mais...PORQUE TANTA ESTRAVAGÂNCIA PETENCOSTAL E TANTO ANALFABETISMO BÍBLICO?
Por favor me mande alguma resposta do seu ponto de vista pessoal sobre o assunto.

estarei seguindo seu blog a partir de agora, apesar de saber q vc é INTELECTUAL DEMAIS e talvez esteja acima do meu nível de compreenssão das leituras, mas sei que és sábio, pelos poucos textos que pude ler e compreender...se puder, passe no meu tbm e veja o conteúdo, me dê sua opinião sincera. O meu objetivo maior é apenas levar um pouco do amor de Deus pra tantos internautas que passam dias, horas, ate meses, enfiados com a "cara" na tela de um computador e não tem tempo pra mais nada...penso que precisamos fazer da internet tbm um veículo de evangelização...
abraços fraternos!
Que o Senhor continue direcionando sua vida!

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezada Iara, obrigado por suas críticas e sugestões. É uma honra tê-la como seguidora de nosso blog.
Infelizmente esse "analfabetismo bíblico", é uma ferida no pentecostalismo e também em outros ramos reformados. Padecemos de uma cultura cristã que aprende, mas não chega à maturidade cristã.

Esdras Bentho

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezado Francisco, destaco de sua fala o "analfabetismo bíblico". Nós, os pentecostais, somos um dos grupos cristãos que mais lemos e estudamos a Bíblia. Milhões de crentes pentecostais reunem-se domingueiramente para aprender na Escola Dominical; centenas de cultos de ensino, doutrina e estudos bíblicos são realizados nas igrejas pentecostais, inúmeras escolas bíblicas e conferências de educação ocupam o calendário festivo de nossa denominação. Pergunto: "por que muitos não aprendem?"

Esdras Bentho

claudiopimenta disse...

Pastor esdras ,realmente e uma boa pergunta, vemos geralmente os batistas e tradicionais mais moderados em tudo
Por que o povo supostamente cheio do espirito santo pois nos pentecostais defendemos que somos batizados no ou com o Espirito Santo pois falamos em linguas (nao quero entrar no merito ou discursao da questao do batismo e linguas) mas somos os mais ignorantes,fofoqueiros,apresados no julgamento ou melhor nem julgamos ocndenamos logo.
Uma pergunta dificil de responder, nao sei mesmo, sempre procurei entender

Marcos disse...

A maior denominação evangélica do Brasil gastou todas as suas cartas com usos e costumes durante anos acreditando que assim manteria as coisas no lugar! Hj ela continua jogando fora todo o seu tempo com a politicagem mais preocupada em manter o status quo duma liderança falida e esvaziada de verdadeira autoridade ética moral e espiritual! Mais preocupada com títulos cargos posições presidências convenções... Eu moro numa metrópole e infelizmente esbarro frequentemente nos medalhões que só se preocupam comigo na época de eleição pra dizerem em quem devo votar pois a convenção ñ sei o que escolheu fulano ou sicrano!(Como seu eu precisasse de alguém pensando por mim!!!) Vejo tbém a confusão generalizada no baixo clero verdadeiro papaguaio de pirata... O Pentecostalismo já é uma piada de mau gosto numa época de racionalismo hipertrofiado especialmente qdo este ñ cumpre nem mesmo o propósito em seu bojo que Deus lhe designou que era estabelecer testemunhas do Cristo em toda parte! Duas preocupações atuais na AD: eleições e o tamanho do bolo para comemorar o centenário desta velha grande reumática denominação... ñ são as pessoas... ñ sou eu nem minha família... nem mesmo Jesus... Infelizmente um trabalho que foi iniciado por Deus e por grandes homens e mulheres Dele está entregue a Grandes Inquisidores e seus fiéis e tolos seguidores! Velha e ultrapassada história... a nostalgia é tamanha nos eventos oficiais digna de fados portugueses... Lamentável!!!

Fabio disse...

Lendo tudo isso,(post e comentarios)me deu uma saudade danada da velha Joinville e do Pr. Valmor Leonel Batista, aceitei a Jesus em 2000 e tive o privilegio de ter como discipulado 2 anos e meio de EPOS.Deus me concedeu essa bençâo...infelizmente as pessoas resistem ao ensino,agindo como se jà soubessem tudo, sem entender que na ignorancia sâo presas faceis do erro.
Vivemos um momento delicado, em nossas igrejas,sem exceçâo,e creio sinceramente que é necessario que se faça algo, mas quando olho para principalmente para nossas lideranças nâo me resta outa aatitude se não pedir misericordia, o que sei é que um dia muita gente que se diz escolhida vai ter uma desagradavel surpresa...A Paz irmâo Esdras que Deus o abençôe..

Walter Filho disse...

É a primeira vez que venho ao Teologia & Graça, e confesso que me tornei um admirador de seus escritos pastor Esdras.

Em relação a essa postagem, sem mais delongas, compartilho com o senhor da mesma visão sobre o assunto.

Que Deus o abençoe,

Microscopicamente, (Jo 3.30)

Walter Filho

http://blogdowaltim.blogspot.com

Bruno disse...

Boa tarde caro irmão do outro lado do oceano.

Como o irmão explica a necessidade de falar línguas estranhas? É perfeitamente perceptivel que no tempo de Pentecostes houvesse necessidade de pregar em lingua desconhecida, para entendimento de quem ouvia (ouvia na sua lingua de origem). Mas e agora quando não há essa necessidade? O Espirito Santo actua quando necessário e não é "despesista", não sei se estou explicando bem a minha duvida ao irmão. Outra questão é porque razão o Espirito Santo se manifesta por lingua estranha? A palavra de Deus não é oculta, é clara para todos, então porque motivo se manifestava com lingua estranha?

TEOLOGIA & GRAÇA: TEOLOGANDO COM VOCÊ!



Related Posts with Thumbnails