DÁ INSTRUÇÃO AO SÁBIO, E ELE SE FARÁ MAIS SÁBIO AINDA; ENSINA AO JUSTO, E ELE CRESCERÁ EM PRUDÊNCIA. NÃO REPREENDAS O ESCARNECEDOR, PARA QUE TE NÃO ABORREÇA; REPREENDE O SÁBIO, E ELE TE AMARÁ. (Pv 9.8,9)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Efésios: A Epístola das Regiões Célicas (Cap. 2)

Ruínas da cidade de Éfeso


Este glorioso capítulo faz uma interseção entre os estados salvífico (vv.1-3) e étnico (vv.11,19) dos efésios com a obra de nosso Senhor Jesus (vv.4-10,13-18). O texto, dividido em duas seções (vv.1-10; 11-22), descreve, assim como o capítulo 1, a “revelação” (ἀποκάλυψιν) de Paulo acerca do “mistério” (μυστήριον) “da dispensação (οἰκοδομίαν) da graça de Deus” (3.1-4). Portanto, essa perícope não se limita aos efésios, mas se estende a todos os que são “morada de Deus no Espírito” (v.22).

I. Da Morte à Vida: O Estado dos Efésios (vv.1-10 [11])

Antes da conversão

1 E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, 2 em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; 3 entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

Comentário

1-3. E vos vivificou. Esta expressão não consta no texto original [ver 1.1], mas foi extraída provavelmente do contexto do versículo 5. Ainda não consegui identificar a origem dessa glossa. Provavelmente é um caso de elipse ou anacoluto. Deve-se entender que os vv.2,3 são parentéticos, e, que encontramos aqui, um caso comum de digressão. O início do capítulo nas edições gregas é: “Estando vós mortos em ofensas e pecados”, obviamente está unido logicamente ao v. 4: Mas Deus [...]”.

A situação pincelada por Paulo é trágica: mortos espiritualmente em ofensas (παράπτωμα - Mt 6.14, lit. “passo em falso”) e pecados (ἁμαρτίαις - lit. “errar o alvo”). Noutro tempo, refere-se ao estado anterior dos efésios (ver At 19;20). Andastes, o pretérito perfeito concorda com “noutro tempo”. Era uma situação passada. O verbo andar (περιπατέω) era usado em sentido ético pelos judeus [Halakhah – ver Mc 7.5; At 21.21]. Na epístola é repetido em 2.3,10;4.1;5.2,8,15. Os crentes andavam segundo (κατὰ - descreve a norma que rege algo): o curso do mundo, o príncipe das potestades do ar, nos desejos da carne e dos pensamentos. Logo, não eram filhos de Deus, mas “da desobediência e da ira”. Filhos (υἱοῖς) é um hebraísmo para afirmar a natureza, identidade e procedência de alguém.

Depois da conversão

4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

Comentário

4-6. Mas Deus. A conjunção adversativa (δέ) exerce também uma função transicional, pois tanto envolve a mudança de ênfase quanto de estado: da morte para vida, do diabo para Deus, da ira para a graça. Deus é o sujeito das três ações indicadas pelos verbos vivificar, ressuscitar e assentar. No v.5 a morte, ressurreição e ascenso de Cristo são tipos da morte, ressurreição e ascenso do crente. Observe a força dos verbos, aos quais Paulo acrescenta, no grego, o prefixo syn (συν-εξωοποίησεν, ήργειρεν, εκάθισεν). O sujeito é Deus, mas o objeto da ação é dirigido àqueles que estão em Cristo. Lembrar-se que "em" aqui é locativo. Resta-nos apenas adorá-lo por sua ação histórico-redentora. A respeito dos lugares celestiais devemos ler: 1.3; 2.6, 3.10, 6.12.

Propósito da conversão

7 para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

Comentário

7. Para (ἴνα), “a fim de que”. O propósito de Deus ultrapassa a temporalidade e a compreensão do mistério salvífico pelos salvos: séculos vindouros. As riquezas da graça, a benignidade, a sabedoria e o “mistério desde os séculos, oculto em Deus” (ver. 3.9) são revelados através da ação histórico-salvífico de Deus na Igreja aos incontáveis seres espirituais (3.10) e, por último, no fim-início de todas as coisas.

O meio da conversão

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie. 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Comentário

8-9. Porque (γὰρ). Esta conjunção explicativa indica uma informação adicional àquilo que já foi dito. Nesta importante perícope temos um dativo de causa: pela graça ou “com base na graça” (τῇ χάριτι). A graça é a causa, “a base de”, ou motivo de nossa salvação. Todavia, através da fé (διὰ πίστεως) expressa o meio pelo qual isso ocorre. A graça de Deus é a base de nossa salvação, e a o meio pelo qual a recebemos. A primeira é a base da obra salvífica, mas a segunda, diz respeito à resposta pronta e pessoal do homem ao que Deus preparaou para sua salvação. Uma das dúvidas nesta passagem refere-se à frase: e isso não vem de vós. Refere-se à fé, à graça ou à salvação? O problema está na intrepretação do pronome demonstrativo e isso (τουτο). Neste caso, o pronome (e isso) relaciona-se à salvação, à graça, ou à fé? Sendo o pronome touto neutro no grego e as palavras graça e fé femininas, a melhor aplicação do texto é o “conceito de salvação pela graça mediante a fé”.

II. Da Separação Étnica à Unidade Espiritual em Cristo (11-22)

A situação étnica e espiritual dos efésios

11 Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; 12 que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.

A obra reconciliadora de Cristo

13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. 14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio, 15 na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, 16 e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. 17 E, vindo, ele evangelizou a paz a vós que estáveis longe e aos que estavam perto; 18 porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.

A nova situação em Cristo

19 Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus; 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; 21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, 22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.

17 comentários:

Anônimo disse...

meu amado irmão em cristo,a paz do jesus cristo,gostei muito da aula de exergese.Isso sim,que é um bom ensino da palavra de Deus.onde foco é instrução bíblica,cristo na sua essencia.mas,meu amado gostaria de um comentario seu sobre obreiros fraudulentos.sou irmão que muito lhe adimira,e,que constante cunsuta seu blog,que na verdade é uma benção pra nos que somos um amante da palavra Deus,seu blog é um verdadeiro canal de benção para quem realmente ama cristo e sua palavra.vou ficar muito contente se vovê mim responder,dando-me esse encinamento.fica com Deus e qoe o mesmo lhe abençoe.amem.

ivair de oliveira
ivaid@hotmail.com

Anônimo disse...

meu amado irmão em cristo,a paz do jesus cristo,gostei muito da aula de exergese.Isso sim,que é um bom ensino da palavra de Deus.onde foco é instrução bíblica,cristo na sua essencia.mas,meu amado gostaria de um comentario seu sobre obreiros fraudulentos.sou irmão que muito lhe adimira,e,que constante cunsuta seu blog,que na verdade é uma benção pra nos que somos um amante da palavra Deus,seu blog é um verdadeiro canal de benção para quem realmente ama cristo e sua palavra.vou ficar muito contente se vovê mim responder,dando-me esse encinamento.fica com Deus e qoe o mesmo lhe abençoe.amem.

ivair de oliveira
ivaid@hotmail.com

Marcello de Oliveira disse...

Shalom Uv'rachot!

1. Amado Pr Ezra, excelente estudo exegético em Efésios. Que o Eterno conceda luz em sua mente e fogo no seu coração!

2. Como explicar esta palavra "graça"? Faltarão palavras em todos os léxicos do mundo, para tentar explicar o que Cristo fez por nós na cruz. Óh amor incompáravel!

3. A graça é apenas o começo da glória, e a glória é a "graça aperfeiçoada". Tudo aquilo que começa com a graça de D'us levará a sua glória. I Pe 5.10

abraços, Pr Marcello

P.s estou aguardando sua visita no meu singelo blog:

http://davarelohim.blogspot.com/

Valdeci do Carmo disse...

Pastor Esdras a paz do Senhor. Talves o senhor não tenha percebido mas a ferramenta google postou um anuncio de um site que distribui gratuitamente livros heréticos da coréia do Sul..algumas pessoas já adquiriram esses livros dizendo que estava no seu blog. fui verificar e realmente esta...mas sei que não é o senhor que postou..abraço e a paz..www.bjnewlife.org

valdeci do carmo

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene
(Graça e Paz)

Prezado irmão em Cristo Ivair, fiquei muito feliz com sua participação em nosso blog. Sempre que desejar, participe.
A respeito do comentário acerca de obreiros fraudulentos, encontramos muito deste tema na web (internet).Assim que for possível, farei uma exegese dos textos e vocábulos que tratam desta questão. É um assunto que a Bíblia trata com muita propriedade.
Obrigado por sua participação e carinho.
Um abraço
Esdras Bentho

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezado Pr. Marcello obrigado pelo "EZRA", no hebraico é "desse jeito".
Realmente não temos palavras para expressar todo conceito salvífico da palavra "graça". Às vezes interpretamos como um dom, um presente, mas essa é uma extraordinária palavra que descreve todo o mistério de Deus em Cristo.

Tenho visitado o seu blog, mas não encontrei ainda ocasião propícia para deixar um comentário. Também assim que puder, colocar-me-ei como seguidor do vosso blog.
Um abraço
Esdras Bentho

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezado Pr. Valdeci, muito obrigado por sua participação em nosso blog,pelo alerta, e admoestação carinhosa. Todavia, acho que preciso dar algumas explicações.
1. Nosso blog é dirigido a um público específico: teólogos, seminaristas, professores e obreiros. Logo, sei da maturidade dos "blogueiros" que participam desse espaço, razão pela qual, a pesar de ter conhecimento desse fato, não retiro os anúncios. Uma vez que também já foi divulgado muitas coisas positivas e bíblicas neles. Algumas das quais até eu mesmo me beneficiei;
2. A maioria dos nossos irmão que frequentam o Teologia & Graça são de uma forma ou de outra pesquisadores na área de Teologia, Religião e Religiões Comparadas. Logo, essas informações eles, mesmo sem concordarem, sabem extrair o melhor proveito possível;
3. Os anúncios não expressão minha opinião e nem o meu apreço pelos textos que são divulgados nos anúncios do google;
4. Através desse mecanismo tivemos, como nossos irmãos, acessos a textos de outras religiões que dantes apenas tinhamos conhecimento em obras especializadas de religiões comparadas, heresiologia, etc.
Enfim, agradeço a admoestação carinhosa, mas também espero que o osso público ledor, entenda também os nossos motivos.
Um abraço e em breve estarei deixando um comentário em vosso blog.

Esdras Bentho

SEMEADORA disse...

Gostei de saber que o pastor tem ensinado a tod@s. Espero que seja do aproveito de tod@s, vou aprofundar mais nos estudos. A paz do Senhor.
Sua irmã em Cristo, Fátima.

Anônimo disse...

caro esdra,a a paz do Senhor.É verdadade que há muito comentário sobre obreiros fraudulentos,mas,poucos são exergeticos.gostaria ver um comentario sobre o tema com um verdadeiro conhecedor do assunto. Não só eu,como muitos querem tambem.presentei-nos com esta aula exérgetica.seu blog é uma obrigariedade,para qualquer estudate e amante da palavrade de Deus.você é um canal de bençãos pra todos nos assembleianos e demais outras denominações que ama o evangelho de Cristo, e, tenho certeza que Deus te levantou para fazer a diferença neste país.que o Senhor Deus te abençoe e te dê graça para ser uma bençao em nossa querida denominaçao assembléia de Deus.Amem?!!

ivair de oliveira/ivaird@hotmail.com

Anônimo disse...

caro esdra,a a paz do Senhor.É verdadade que há muito comentário sobre obreiros fraudulentos,mas,poucos são exergeticos.gostaria ver um comentario sobre o tema com um verdadeiro conhecedor do assunto. Não só eu,como muitos querem tambem.presentei-nos com esta aula exérgetica.seu blog é uma obrigariedade,para qualquer estudate e amante da palavrade de Deus.você é um canal de bençãos pra todos nos assembleianos e demais outras denominações que ama o evangelho de Cristo, e, tenho certeza que Deus te levantou para fazer a diferença neste país.que o Senhor Deus te abençoe e te dê graça para ser uma bençao em nossa querida denominaçao assembléia de Deus.Amem?!!

ivair de oliveira/ivaird@hotmail.com

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezada semeadora, muito obrigado por sua participação em nosso blog.
Fico muito feliz pelo seu interesse em se aprofundar em seus estudos. Esse é um dos objetivos do Teologia & Graça: despertar os irmãos em Cristo para uma leitura profunda do texto bíblico.
Um abraço
Esdras Bentho

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene


Prezado irmão Ivair, muito obrigado por suas palavras motivacionais, pela admiração e carinho.
Estou concluindo uma revisão teológica do próximo lançamento da CPAD, Teologia Sistemática de autoria do notório Geisler. Assim que concluir esse compromisso, estarei preparando um artigo sobre o assunto.
Mais uma vez obrigado pelo carinho, e ore por todos nós.
Um abraço
Esdras Bentho

Anônimo disse...

A paz do Eterno Pr. Hesdras, o seu blog é uma benção e muito edificante, excelente estudo exegético, sou um assiduo leitor e um admirador seu, agradeço ao Eterno que ainda tem pessoas que serve como exemplo em nossa sociedade, toda honra seja dada ao Senhor Jesus Cristo...

meus sinceros afetos e agradecimentos

Marcos Lima - Camaçari - Bahia

Anônimo disse...

Se for da vontade do Eterno, ele abrirá uma porta para estudar na FAECAD - o Sr. me recomendou quando esteve aqui, não sei quando mas estarei pronto quando o tempo Kairós chegar e poder ingressar nos estudos profundo da palavra de Deus, pois a mesma arde em meus ossos. Quem sabe ainda serás meu professor!!

Um abraço,

Marcos Lima * markoslymma@hotmail.com

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene
Prezado irmão Marcos, agradeço por suas palavras afáveis e motivacionais.
Lembro sim, de nossa conversa. Espero que em breve na FAECAD ou em outra faculdade o prezado realize o vosso sonho.
Um abraço
Esdras Bentho

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

1. Amado Pr "Ezra" - estou aguardando suas novas postagens. Este blog é uma ferramenta da verdadeira exegese e hermeneutica bíblica. Escrevi um novo texto: Os nomes de D'us. Se possível leia, e se desejares, poste seus comentários.

Que o Malakh Ha Berit esteja contigo!

abraços, Pr Marcello

Unknown disse...

benção esdras,é o PB.valverde de joinville-sc.maravilha...

TEOLOGIA & GRAÇA: TEOLOGANDO COM VOCÊ!



Related Posts with Thumbnails