
Recebi oficialmente da Gerência de Publicações da CPAD, na segunda-feira, a informação de que nossa obra, Igreja Identidade & Símbolos, recebeu o prêmio Arete de Literatura Cristã na categoria Doutrina e Teologia.
Na verdade, um dia antes, no domingo, ao chegar da Conferência de Escola Dominical da Assembleia de Deus em Simões Filho, Bahia, minha esposa recebeu a informação do prêmio por meio do Chefe do Setor de Bíblias da CPAD.
Confesso que fiquei muitíssimo feliz pelo prêmio e pelo reconhecimento de nosso esforço literário. Agradeço a Deus, por seu incomensurável e melífluo amor. Ao Diretor Executivo da CPAD, irmão Ronaldo Rodrigues de Souza, não apenas pela publicação da obra, mas também por solicitar ao setor de Designer que desse atenção especial a obra. Meus agradecimentos ao Gerente de Publicações, Pr. Claudionor de Andrade, pelo prefácio e leitura do manuscrito, e ao Chefe do Setor de Livros, Pr. Alexandre Coelho pelo incentivo e indicação da obra ao prêmio. Não posso deixar de agradecer a ASEC, aos jurados e avaliadores pelo reconhecimento. Agradecimento todo especial a Ana Paula, minha adorável esposa, e a meus filhos Philipe (a quem dediquei a obra), e Esdras Júnior, sempre presentes. Obrigado a todos.
Mais especificamente, minha satisfação parte da premissa de que uma obra acadêmica, de leitura grave, com expressões e textos bíblicos em hebraico, grego, latim e com uso abundante dos termos técnicos e teológicos da teologia alemã, tenha sido reconhecida como obra de mérito entre as muitas publicações de igual valor que concorreram na mesma categoria.
Acredito que esse reconhecimento representa muito para os teólogos pentecostais brasileiros que se esmeram em produzir uma teologia acadêmica, geralmente criticada pelos “puristas”, que veem nesse estilo de produção teológica uma aproximação perigosa com o método histórico-crítico. Esquecem-se, no entanto, da mesma leitura feita pelos teólogos assembleianos estadunidenses, Anthony D. Palma (O Batismo no Espírito Santo e com fogo, CPAD), F.L. Arrington e R. Stronstad (Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento, CPAD). Na verdade, a ocasião não é para criticas, mas para celebrar mais esse prêmio que soma ao primeiro adquirido juntamente com os escritores José Gonçalves, Alexandre Coelho e César Moisés, na obra, Davi: as vitórias e derrotas de um homem de Deus (CPAD).
Minha alegria e satisfação é dupla. Primeiro pelo prêmio que nossa obra recebeu. Segundo, pelo fato de a Bíblia de Estudo Defesa da Fé, a qual coordenei todo projeto enquanto chefe do setor de Bíblias e Obras Especiais da CPAD, ter recebido o prêmio Arete na categoria de Bíblias de Estudo. Assim, me considero ganhador de dois prêmios: um como autor e outro como coordenador da publicação.
Obrigado a todos.