"E eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro era chamado Morte"
4º Selo (6.7-8): Cavalo Amarelo
“Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: Vem! E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a peste e por meio das feras da terra”.
A guerra, a carestia e a escassez de alimentos, trazendo conseqüentemente a fome, prepararão a terra para o castigo do quarto selo – a Morte. O cavalo amarelo representa a morte por meio da fome, da peste e das feras. O termo “amarelo” não significa um amarelo de cor viva, mas pálida [1], simbolizando a palidez característica da morte. Este cavaleiro, diferente dos outros três, é identificado como Morte e é seguido pelo Hades [a]/dhj] ou inferno. Não está claro, como observa Ladd, “se o inferno estava montado em outro cavalo ou andando a pé atrás da morte, ou no mesmo cavalo com esta”. [2] A Morte vitima os homens através da espada, fome, peste e das feras, enquanto o Hades, isto é, o “mundo dos mortos” [3] recolhe todos os que são ceifados pela Morte. Morte e Hades referem-se aparentemente a morte física e espiritual. [4]
Nunca é demais repisar a relação que existe entre essas pragas e a justiça e o castigo de Deus mencionado em Ezequiel 14.12-21, que trata da “fome” (v.13), “animais selvagens” (v.15), “espada” (v.17), e “peste” (v.19).
Devemos lembrar que estas pestes não são apenas a ocorrência de pragas já conhecidas pela ciência. É provável que surjam pragas desconhecidas pelos homens, que exterminarão milhares de pessoas. Muitas destas pestes serão resultado das mortes ocasionadas pela espada e a fome. A peste não causará apenas doenças que levarão os homens à morte, mas será responsável pela contaminação dos víveres e pela poluição das águas. O suprimento dos homens será destruído e poluído por estas e outras pestes. Em nossos dias, vivemos o pavor dos vírus e doenças cada vez mais mortais que surgem à medida que a qualidade da vida humana vai diminuindo por culpa de um crescimento insustentável. Nada, porém, pode ser comparado a este tempo.
[1] No texto grego chloros, de onde procede o nosso termo cloro (alvejante)] pode significar verde pálido ou verde como em Mc 6.39,Walter BAUER, A Greek-English Lexicon of the New Testament and other early Christian Literature, apresenta o significado de Ap 6.8, como “amarelo esverdeado” ou “pálido, como uma pessoa doente”, Chicago, 1979,p.882. LADD, op.cit.p.77, admite como tradução possível “a palidez amarelada da morte”. CHAMPLIN, op.cit., p.467, citando o período clássico da língua grega, a firma que Homero usou o termo para indicar a “palidez” do rosto de uma pessoa atemorizada, indicando “ausência de cor”, cita ainda Hipócrites, usando o termo com o sentido de “carne descolorida de pessoa gravemente enferma”.
[6] Id.Ibid.p.568
[7] Ibidem
Crédito das imagens
1. http://www.blogoteca.com
2. O Triunfo da Morte" de Otto Dix
3.O quadro Triunfo da morte (1562), do pintor belga Peter Bruegel (1525-1569), retrata o horror que a peste negra causou na Europa
7 comentários:
Olá professor. Realmente muito interessante (entenda-se ótimo) esta série de post's sobre o apocalipse e que possamos ter boas aulas neste período. Interessante ver o senhor falar sobre um tema como este, uma vez que, sempre presenciei o senhor tratando os assuntos de uma forma mais filosófica. Que possamos ver a próxima série sobre as trombetas....
A propósito, onde e quando será o curso de hermenêutica avançada?
Que Deus o abençoe.
Kharis kai eirene
Olá Jonathan, espero continuar o assunto em breve. Quanto ao curso de hermenêutica, estou contabilizando o número de participantes. Preciso primeiro observar se há interesse da parte dos blogueiros.
Um abraço
Muito obrigado pela sua participação em nosso blog.
A paz do senhor!
Para mim será muito importante esse curso,precisamos dessa preciosidade.
Você é ridículo, além de analfabeto teológico.
Kharis kai eirene
Prezado Lucimauro, muito obrigado por sua participação no Teologia com Graça. Esperamos que o curso seja uma bênção para todos.
Um abraço
Prezado senhor, resguardo-me do direito de não pronunciar o vosso nome, mas obrigado por sua participação em nosso blog.
Aceito suas críticas, mas fica difícil discuti-las, uma vez que o prezado só vociferou, mas não apresentou as razões pelas quais agride a nossa verve.
Até a próxima!
Parabens muito bom seu Post!!!!Fik c paz d cristo!!!
Abs!
Faculdade Teológica
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