DÁ INSTRUÇÃO AO SÁBIO, E ELE SE FARÁ MAIS SÁBIO AINDA; ENSINA AO JUSTO, E ELE CRESCERÁ EM PRUDÊNCIA. NÃO REPREENDAS O ESCARNECEDOR, PARA QUE TE NÃO ABORREÇA; REPREENDE O SÁBIO, E ELE TE AMARÁ. (Pv 9.8,9)

domingo, 12 de outubro de 2008

O Superintendente e a Gestão da Escola Dominical



Superintendente


No Hebraico: O termo “superintendente” procede do latim e significa, “aquele que dirige na qualidade de chefe”; “aquele que inspeciona”, “aquele que supervisiona”. No hebraico, o paqîd é descrito como: inspetor, encarregado, capataz. O termo descreve um subordinado especial (Gn 41.34) posto em uma posição de “supervisão de outros”. O paqîd era um funcionário real de confiança que administrava o trabalho e funções dos soldados, sacerdotes e levitas no Antigo Testamento. Em 2 Cro 31.13; 34.10,12,17 é o administrador do Templo.


No Grego: O proistemi (Rm 12.8) é o que “preside”, literalmente “aquele que está à frente de”; “liderar” ou “dirigir”. De acorco com Paulo, os líderess são pessoas capacitadas sobrenaturalmente pelo Espírito Santo para administrar, presidir e liderar atividades executadas pelo Corpo de Cristo para o crescimento do Reino de Deus.


Contemporâneo: Se eventualmente admitirmos as atuais mudanças adminstrativas da educação brasileira na ED, chamaríamos a função do superintendente ou diretor de: “Gestor da Escola Dominical”. A mudança de nomenclatura envolve também uma alteração de rumo ou mudança política e administrativa dos antigos paradigmas ou modelos de organização escolar.


Funções Gestoras do Superintende da ED


1. Criar projetos de qualidade educacional (Projetos participativos)


2. Análise crítica do projeto educacional (Análise participativa)


3. Administrar os recursos humanos e materiais:


4. Selecionar com base na capacidade das pessoas de atenderem às especificações das atividades docentes;


5. Criar um ambiente de cooperação que promova a excelência e uma relação sólida e segura entre os professores e alunos, alunos e professores, superintendente e professor, professor e superintendente; superintendente e alunos, alunos e superintendente;


6. Envolver todos os professores e alunos na garantia da qualidade da Escola Dominical;


7. Criar programas de capacitação continuada para os professores;


8. Atender as necessidades materiais da Escola Dominical;


9. Atender os alunos:

  • Quem são os alunos?
  • Que necessidades eles têm?
  • Como melhor aprendem?
  • Como são estimulados à busca do conhecimento?
  • Como é a relação professor-aluno?
  • Qual o conteúdo ensinado?
  • Como respondem ao conteúdo ensinado?


10. Atender os professores:

  • Quem são os professores?
  • Que necessidades eles têm?
  • Como ensinam?
  • Como são estimulados à busca do conhecimento?
  • Como se relacionam com a igreja?
  • Qual a formação dos professores?
  • Como usam os recursos educacionais oferecidos?


Como Agem os Superintendes Eficazes?


1. Definem objetivos claros;


2. Exibem confiança e receptividade com relação aos outros;


3. Discutem fatos abertamente;


4. Solicitam e ouvem ativamente o ponto de vista dos outros;


5. Utilizam a gestão participativa para criar um abiente de cooperação e particiipação;


As Habilidades do Superintendente Eficaz


1. Habilidade de planejamento;


2. Habilidade de manejo e controle do orçamento;


3. Habilidade de organização;


4. Habilidade de resolver problemas criativamente;


Competências administrativas e pedagógicas

  • Habilidade de comunicar eficazmente;
  • Habilidade de mobilizar a equipe escolar e a igreja local;
  • Habilidade de desenvolver equipes;
  • Habilidade de negociar e resolver conflitos;
  • Habilidade de avaliar e dar feedback ao trabalho dos outros.

15 comentários:

Anônimo disse...

Pr. Bentho, paz!!

Excelentes esclarecimentos!!!

Mas, onde encontrar esse sujeito gestor?!!

Qual denominação, um dia, se preocupou de fato, com a qualidade dos seus mecanismos de ensino para a edificação do Corpo?!!

Sei que ainda há tempo para o melhoramento signifcativo das coisas... eu acho.

Abraços!!!

Anônimo disse...

A Paz do Senhor Jesus!

Queridos Pastores, tive o imenso prazer em conhece-los na 13° conferência da EBD em Rib. Preto e a partir dessa conferência muita coisa mudou em nossas vidas. Sou professora da EBD, ministrando para adolescentes e o meu esposo é líder do depto de adolescentes da igreja. Tivemos inúmeras idéias e uma grande motivação em coloca-las em prática. Uma delas foi o blog proposto pela lição da Escola dominical, que já é realidade em nosso grupo, ficou muito legal! Gostaria de parabeniza-los por esse lindo trabalho, nos dá forças pra ir avante e um grande respaldo para "modernificar" (modernizar + modificar) o ensino e o estilo de ensino em nossa igreja. Deus os abençõe!

Nosso blog: wwww.geracaodevencedorerp.blogspot.com

aceitamos críticas e sugestões.


sem mais,

Claudia Garcia da Silva Melo

marnix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marnix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marnix disse...

Excelente. Traz uma ótica um pouco diferente do artigo "o papel do Superintendente" puplicado no Ensinador cristão nº36, mas riquíssimo em seu valor. Lembra uma administração pedagógica secular que pode ser perfeitamente amalgamada numa EBD contemporânea.

Continue sendo benção para todos

Um abraço - Saudades do mestre Esdras.

Seu discípulo

Marnix

Anônimo disse...

Que Deus continue abençoando seu trabalho e nos edificando com seus post Fica Na Paz!!!!
faculdade evangelica

Anônimo disse...

Pois é, presidir... Quanta responsabilidade!

Cíntia - RJ

Cristiano Nascimento disse...

Sou superintendente de EBD há pelo menos 10 anos e sei o quanto nossas igrejas precisam progredir no ensino.
Infelizmente, em muitas igrejas a EBD continua sendo deixada em segundo plano.
Já consegui implementar diversos projetos em minha congregação que melhoraram sensivelmente o ensino, mas me considero uma "andorinha solitária".
A realidade em outras congregações de nosso "campo" infelizmente é muito ruim: pastores que não incentivam, professores não vocacionados, instalações inadequadas, etc.

Que Deus nos ajude a revolucionar a EBD

Fique na paz

Cristiano Santana
http://cristisantana.blogspot.com

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Pr. Zwinglio, desculpe-me pela demora em responder o seu comentário. Estendo essa escusa aos demais comentarista deste artigo.

Esperamos que as igrejas entendam o quanto é necessário capacitar os líderes, superintendentes e professores para melhorar a qualidade da gestão e educação cristã.
Graças a Deus, as igrejas do Brasil, aos poucos, estão sendo despertadas para esse grande compromisso!
Um abraço

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene
Prezada irmã Claudia Garcia da Silva Melo, muito obirgado por suas palavras motivacionais. Ribeirão Preto é uma linda cidade e seus moradores de uma amabilidade principesca.

Um abraço

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Prezado Marnix, a abordagem é diferente poque baseia-se na gestão participativa em vez de se fundamentar na administração de caráter fordista, mais preocupado com as coisas e o gerenciamento do que com as pessoas e suas motivações.
Estou ministrando seminários na área de gestão participativa na Escola Dominical e a recepção do tema está sendo muito positiva.
Um abraço

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Olá Cíntia, RJ, obrigado pela sua primeira participação no Teologia & Graça.
Ser superintendente da ED é uma responsabilidade muito grande.
"Olha só"! Quando o meu carro quebra, levo-o aonde... no cirurgião...no açougueiro...ou no mecânico? No mecânico, é claro. Se as coisas são levadas para um profissional, porque na educação cristã selecionamos supereintendentes que não entendem de educação e professores que não conhecem a Bíblia?
Boa pergunta...mas a resposta até agora não foi dada.

Um abraço

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirne
Prezado Cristiano Santana, felizmente o amado irmão tem trabalhado com afinco e galhardia a fim de proporcionar aos irmãos de sua igreja um ensino de qualidade com muita eficiência. Eu o parabenizo!
Concordo quando o irmão afirma que "em muitas igrejas a EBD continua sendo deixada em segundo plano.". Isto é lamentável, mas verdadeiro. O que podemos fazer? O que o irmão já começou a fazer: "implementar diversos projetos". Todavia, para que esses projetos durem é necessário que façam parte do planejamento da educação da EBD.
Como fazer isto? É o que estamos ministrando nas palestras de GESTÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLA DOMINICAL.
Confira a ementa do curso no mecri.blogspot.com

Um abraço

Anônimo disse...

Ilustre, Pr. Esdras, parabéns pelo seu zelo em compartilhar aquilo que Deus tem lhe dado, fico feliz em ver blogs como o seu que não economizam em compartilhar de seu tesouro. Que nosso Eterno e bondoso Pai continue iluminando e capacitando-o mais e mais para o trabalho que Ele o chamou.
Deu uma lida demorada e fui muito enriquecido com seu conteúdo, é bem certo que não poucas vezes, voltarei..
Abrçs fraternais, vosso conservo

Girlaide disse...

A PAZ DO SENHOR IRMÃO ESDRAS!
GOSTARIA DE SABER SE HÁ O DIA DO SUPERINTENDENTE DA ESCOLA BÍBLICA.CASO HAJA QUAL É ESSE DIA?

TEOLOGIA & GRAÇA: TEOLOGANDO COM VOCÊ!



Related Posts with Thumbnails