DÁ INSTRUÇÃO AO SÁBIO, E ELE SE FARÁ MAIS SÁBIO AINDA; ENSINA AO JUSTO, E ELE CRESCERÁ EM PRUDÊNCIA. NÃO REPREENDAS O ESCARNECEDOR, PARA QUE TE NÃO ABORREÇA; REPREENDE O SÁBIO, E ELE TE AMARÁ. (Pv 9.8,9)

sábado, 5 de fevereiro de 2011

TEOLOGIA PARA LEIGOS


“Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus; antes, falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus” (1Co 2.17).

by Esdras costa bentho[1]

TEOLOGIA E TEÓLOGO

Modernamente, a Teologia é o discurso racional da revelação de Deus, dos fundamentos da fé, dos credos cristãos ou da tradição religiosa. Na acepção do vocábulo grego, o teólogo é tanto o que fala a Palavra de Deus quanto aquele a quem o Eterno fala. Confunde-se assim, com os profetas da antiguidade bíblica. Todavia, há tantas teologias que é difícil saber quando realmente Deus fala por meio de um teólogo!

CLASSIFICAÇÃO DA TEOLOGIA

A Teologia está classificada em cinco principais ramos: Exegética, Histórica, Bíblica, Sistemática e Prática. O Teólogo deve conhecer essas cinco áreas para desempenhar adequadamente suas funções docente, eclesiástica, pastoral e editorial.

A FUNÇÃO DA TEOLOGIA PARA O MUNDO

A Teologia, designada como ciência, cumpre uma função interdisciplinar em uma época de grande interesse religioso. Ela, juntamente com outras ciências como a Antropologia, a Sociologia e a Filosofia, procura responder ao homem moderno o sentido de “ser-no-mundo”, a importância e necessidade do sagrado, e os dilemas humanos nem sempre explicados adequadamente por apenas uma área do conhecimento. A Teologia enquanto ciência da religião não possui caráter dogmático, mas reflete sobre a religiosidade humana em um mundo plural e multicultural.

A FUNÇÃO DA TEOLOGIA PARA A IGREJA

A Teologia como explicação da fé e da Sagrada Escritura é um discurso acerca dos mistérios da fé e das doutrinas cristãs. A explicação da doutrina é uma narração teológica dirigida à comunidade da fé com vistas à edificação coletiva. Na igreja, a docência teológica é realizada pelo magistério local, por meio de seus obreiros, e pela cooperação de ensinadores leigos.

FALSOS ARGUMENTOS CONTRA O ESTUDO DA TEOLOGIA

Falsos argumentos têm sido usados contra o estudo da Teologia. Muito embora esses argumentos procedam de pessoas bem intencionadas e consideradas santas ou piedosas em suas igrejas não é verdade que:

1) A Teologia impede a manifestação do Espírito Santo;

2) A Teologia destrói a fé do crente;

3) A Teologia “apaga” o fervor espiritual;

4) A Teologia divide os crentes em vez de os unir;

5) A Teologia é desnecessária ao conhecimento de Deus;

6) A Teologia se opõe às Escrituras;

7) A Teologia e a experiência cristã se contradizem;

8) A Teologia “forma” pessoas que só sabem criticar.

ARGUMENTOS A FAVOR DO ESTUDO DA TEOLOGIA NA IGREJA

A Teologia é o estudo e o discurso organizado da doutrina cristã. Muito embora as doutrinas estejam contidas nas Sagradas Escrituras, elas não estão organizadas sistematicamente para o estudo e compreensão. Assim, a Teologia é necessária para:

a) Organizar sistematicamente as doutrinas das Escrituras;

b) Demonstrar a lógica, progresso e harmonia das Escrituras, sua história e ensinos.

Ao contrário do que os céticos e críticos pensam, o Cristianismo é uma religião letrada. A maioria dos cristãos leem regularmente as Escrituras e muitos já leram a Bíblia mais de uma vez. Isso sem falar nas Universidades, criadas desde a Idade Média, cujos ensinos baseavam-se na veracidade e autoridade das Escrituras. Ora, é de supor que uma religião letrada explique sua fé inteligentemente. É a Teologia que explica inteligentemente a fé e as doutrinas das Escrituras. A Teologia fortifica a fé através da razão. Isto posto, a Teologia é necessária para:

c) Os crentes explicarem os fundamentos da fé;

d) Os crentes compartilharem dos ensinos de forma lógica e metódica;

e) Os cristãos crescerem no conhecimento das Escrituras.

A Teologia é o alimento da alma do crente e um dos fundamentos da fé. A Palavra de Deus é o alimento da alma, da vida contemplativa. Assim, a Teologia fortalece a alma e a fé à medida que descortina os mistérios de Deus e das Escrituras. A Teologia procura, portanto, um equilíbrio entre emoção e razão, conhecimento e fé, vida teologal e pública. Por esta razão a Teologia é necessária à:

f) Edificação, exortação e consolação do crente;

g) Vida teologal, íntima, de comunhão com Deus através do Espírito e das Escrituras;

h) Visão ministerial.

É claro que a Teologia é importante e necessária à outras instâncias da fé e da esfera pública da religião, no entanto, para os fins a que esse texto se destina bastam as razões apresentadas.


[1] Esdras Costa Bentho é formado e Licenciado em Teologia, Pedagogo com habilitação em Educação Infantil e Fundamental, Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior, Chefe do Setor de Bíblias da CPAD e autor dos livros: Hermenêutica Fácil e Descomplicada; A Família no Antigo Testamento; Davi: as vitórias e derrotas de um homem de Deus, e Igreja: Identidade e Símbolos, todos editados pela CPAD. Além de comentarista do Novo Currículo de Escola Dominical da CPAD, a qual ajudou a elaborar, o autor é professor de Hermenêutica Bíblica na FAECAD, RJ. Contado: esdrascb@yahoo.com.br

10 comentários:

Pastor Guedes disse...

Caro Pr. Esdras,

A Paz do Senhor!

Achei seu texto deveras importante para defesa da Teologia e para iniciação de leigos na disciplina. Infelizmente, muitos ainda a vêem como desnecessária ou nos tempos modernos, um "mal necessário".

Quero pedir sua autorização para publicá-lo em meu blog. Aproveito para lhe convidar a acessá-lo, quando puder.

Abraço.
No Amor de Cristo!

RUBEN disse...

Pastor Esdras, a Paz do Senhor!

Estou maravilhado em ver esta nova postagem, visto que esta é um sinal de que teu blog não será desativado, glória a Deus!
Assistir ao teu vídeo sobre Introdução à Hermenêutica Bíblica onde constatei a coerência com a postagem em apreço, ratificando a maravilha de se estudar a Palavra de Deus corretamente, que o Autor da Vida continue derramando bençãos sobre tua vida.

Ruben Gonzaga
Diácono IEAD, B. Penha, Gov. Valadares/MG

RUBEN disse...

Pastor Esdras, mais uma vez, a Paz do Senhor!

Volto a este espaço para esclarecer uma dúvida (neste espaço talvez não seria adequado fazer questinamentos, mais não possuo teu email, assim peço tua compreensão), pois leciono na escola bíblica dominical e foi me questinado por um dos adolescentes como foi a morte de Barnabé, já pesquisei no livro dos mátires e não encontrei, assim sendo, se o senhor puder me responder, visto que és mui ocupado, serei grato. Aguardo.


Atenciosamente,

Ruben Gonzaga Jorge
Diácono IEAD, B. Penha, Gov. Valadares/MG.

a verdade do evangelho disse...

Você voltou, tomara que seja pra ficar , porque aqui é seu lugar.
Que bom Pr. Esdras tê-lo de volta.

Pb. Edinei, Th.B

Daladier Lima disse...

Olha aí meu amado Pr. Esdras porque o senhor não pode nos deixar. Brinda sempre com alto calibre.

Gleison Elias Pereira disse...

Nobre Pastor, a Paz do Senhor Jesus.

Como Roger Olson, eu também considero a Teologia como a rainha das ciências. Desde meus primeiros passos na fé, quando fui estimulado a estudar teologia em um núcleo de minha igreja, tenho sido grandemente abençoado. Desde então, nunca mais parei.

Prezado pastor Esdras, parabéns por mais esta excelente postagem, pois a mesma veio reforçar ainda mais a minha convicção e vocação para os estudos teológicos.

Um abraço!

Victor Leonardo Barbosa disse...

Voltou e voltou em grande estilo com um excelente artigo sobre a Rainha das Ciências.

Forte abraço e Deus o abençoe!

Pb. Welington Bartels disse...

Pr Esdras, A Paz do Senhor!
Quero agradecer por nos oferecer tão enriquecedora postagem.Postagens assim; com demostração de conhecimento e comprometimento com a verdade são de grande valor.Tenho certeza de que todos quanto lerem essa postagem passará a ter uma visão mais aguçada deste assunto.

Obrigado!!!

Kelly pires disse...

Paz do Senhor,Pr.Esdras.
Já tive oportunidade de vê-lo em um conresso da EBD em minha igreja no ano passado. Gostei muito e a partir de entao tenho acompanhado seu o trabalho. Belíssimo artigo. Parabens! Que Deus continue lhe abencoando.

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro amigo Pr. Esdras Bentho "XVI" rsrs


Acabei de cantar sozinho e à capela, em louvor a Deus e em sua homenagem ALELUIA, aquele do Messias de Handel!

A Blogosfera "em parte cristã"rsrs, aplaudiu sua entrada de pé e terminou o "show gospel" cantando o 433 da Harpa cristã. rsrs

Olha aí mestre, como disse o amigo Daladier, é por artigos assim e outros mais que este blog não pode fechar!

Um grande abraço!

Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto

TEOLOGIA & GRAÇA: TEOLOGANDO COM VOCÊ!



Related Posts with Thumbnails