DÁ INSTRUÇÃO AO SÁBIO, E ELE SE FARÁ MAIS SÁBIO AINDA; ENSINA AO JUSTO, E ELE CRESCERÁ EM PRUDÊNCIA. NÃO REPREENDAS O ESCARNECEDOR, PARA QUE TE NÃO ABORREÇA; REPREENDE O SÁBIO, E ELE TE AMARÁ. (Pv 9.8,9)

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Indispensáveis aos Apologistas e Exegetas Brasileiros

The Bible in Athanasius of Alexandria

A Bíblia em Athanasio de Alexandria

Nesta obra, James Ernest examina as apropriações exegéticas e retóricas das Escrituras no corpus grego dos escritos de Athanasio de Alexandria, bispo do século 4, famoso pelo estabelecimento da ortodoxia no Concílio de Niceia. A obra contém um excelente capítulo introdutório que examina os textos mais antigos da exegese de Athanasio, e o uso intertextual das literaturas congêneres. Os demais capítulos estudam a prática apologética de Athanasio, dogmático-polêmico e dogmático-histórico, além dos escritos pastorais e eclesiásticos. Os escritos de Athanasio interpretam a Bíblia de modo unificado, explicando a salvação de acordo com a encarnação do Verbo incriado de Deus, e a exemplifica, positiva e negativamente, através de alguns personagens da Bíblia.


Data da Publicação: Maio de 2010.

Editora: Sociedade Bíblica de Literatura

Autor: James D. Ernest, Ph.D. (2000) em história do Cristianismo e da vida e pensamento dos cristãos primitivos, pelo Boston College. É editor da Baker Academic, editou e traduziu o famoso C. Spicq, léxico teológico do Novo Testamento, publicado pela Hendrickson, em 1994.


Reading Law as Narrative: A Study in the Casuistic Laws of the Pentateuch

Leitura da Lei como a narrativa: Um estudo das leis casuísticas do Pentateuco

A lei casuística, ou de caso no Pentateuco, trata das questões legais dos Cinco Livros de Moisés e sua relação com os eventos reais das pessoas que viveram nesse período. Cada lei de caso envolve uma história comprimida que incentiva o leitor a compreender convenientemente as leis proibicionistas, ou lei seca, dos códigos legais do Pentateuco. Este livro é o primeiro a apresentar um método interpretativo que integra a lei bíblica, a jurisprudência, e a teoria literária, refletindo as escolas literárias e legais da atualidade. A obra identifica os elementos narrativos que existem nas leis do Pentateuco, expõe as técnicas narrativas empregadas pelos autores, e descreve os elementos poéticos das leis bíblicas, além de apresentar aspectos novos ou previamente inconsiderados da revelação do relacionamento entre a lei e a narrativa bíblica.

Data da Publicação: Maio de 2010.

Editora: Sociedade Bíblica de Literatura

Autor: Assnat Bartor, é advogado criminal, e conferencista de estudos bíblicos na Universidade de Tel Aviv, e de lei bíblica em IDC Herzliya.

Infelizmente, essas obras, publicadas neste ano pela Society of Biblical Literature, não serão traduzidas tão cedo para o público acadêmico de fala portuguesa. Todavia, estão disponíveis para quem lê inglês e possui um cartão de crédito internacional!


4 comentários:

Micheline Gomes disse...

Esdras

É um prazer conhecer seu blog e saber que és um escritor inspirado pelo Espírito Santo de Deus.
Se desejar visitar e seguir meu blog vai o link: www.michelineblogs.blogspot.com

Deus continue te abençoando e inspirando...

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirene

Obrigado Micheline Gomes, já visitei o seu blog e gostei, acessei também a páginas de seus livros - muito interessante.

Esdras Bentho

Anônimo disse...

A paz de Cristo Irmão Esdras!

Tem sido uma benção ler seus artigos!
Seu blog é ótimo e está entre os meus favoritos!
Tenho dois livros de sua autoria: Hermenêutica Fácil e Descomplicada,Igreja Identidade & Símbolos.

Abraço Fraterno

Davi

Anônimo disse...

[OFF] A Paz, meu irmão!
Eu desejo saber de você (que já é do ramo), quais os procedimentos necessários à serem executados para a publicação de um livro, pois tenho um forte desejo de faze-lo. Gostaria de saber sobre: valores, publicidade, vendagem, retorno, etc. Peço encarecidamente que me ajude. O SENHOR te abençoe mais e mais!


André Philipp

TEOLOGIA & GRAÇA: TEOLOGANDO COM VOCÊ!



Related Posts with Thumbnails