DÁ INSTRUÇÃO AO SÁBIO, E ELE SE FARÁ MAIS SÁBIO AINDA; ENSINA AO JUSTO, E ELE CRESCERÁ EM PRUDÊNCIA. NÃO REPREENDAS O ESCARNECEDOR, PARA QUE TE NÃO ABORREÇA; REPREENDE O SÁBIO, E ELE TE AMARÁ. (Pv 9.8,9)

domingo, 30 de maio de 2010

As visões proféticas de Daniel: Os quatro animais



Daniel, em sua visão (7), contempla os mesmos quatro reinos ímpios e o reino decisivo de Deus que Nabucodonosor havia sonhado no capítulo 2, de uma perspectiva totalmente diferente. A visão de Daniel contrasta-se com o sonho de Nabucodonosor. Este contempla a glória dos reinos da terra sob a perspectiva do homem, enquanto aquele, os mesmo reinos sob a ótica divina. O rei contempla as nações segundo a glória desses povos, mas Daniel conforme a natureza e caráter desses impérios. O sonho de Nabucodonosor descreve a superioridade do reino dos gentios de acordo com o valor que os homens atribuem aos metais nobres, como o ouro, a prata, o cobre, o ferro e o barro. No sonho do rei, a posição e glória do reino dos gentios também são materializadas na representação dos membros do corpo: cabeça, peito e braço, ventre e coxas, pernas, pés e dedos. A honra que os homens atribuem aos membros do corpo humano e a posição desses membros no corpo descrevem a honra e posição de cada um desses reinos na história. Por conseguinte, as nações degenerariam em glória e poder, de império a império. Na visão gentílica, os homens compreendem a glória dos reinos por meio de metais preciosos – do ouro ao ferro –, e da posição dos membros do corpo – superiores e inferiores –, descrevendo assim, a degenerescência dos impérios mundiais da antiguidade. Deus, entretanto, vê os mesmos impérios como bestas feras. Como é diferente o modo de Deus ver as coisas! Ele não se impressiona com a glória deste mundo (Jr 32.17). Contudo, a visão dos animais também corresponde à visão da estátua e de sua glória.

Babilônia - o leão com asas de águia

A primeira besta, representada pelo leão, simboliza Nabucodonosor e a Babilônia, cujo símbolo era um leão. Na visão dos profetas, o reino caldeu é representado com características leoninas. Jeremias (Jr 4.7; 49.19; 50.17,43,44), por exemplo, descrevera a nação como “semelhante a um leão”, mas que possuía asas como de águias (Jr 48.40; 49.22; Lm 4.19; Ez 17.3; Hc 1.8). O profeta Jeremias atribuiu ao império babilônico mais uma imagem que representa a nobreza e superioridade da nação, a águia. Na concepção antiga, essa ave de rapina era a mais nobre, notável pelo seu tamanho, força, agudeza de vista e capacidade de voos altos e ataques inesperados. Representava a perspicácia, astúcia e eficiência do império caldaico e de seu representante, o rei Nabucodonosor. Uma vez que Daniel é intérprete dos escritos jeremianos, entende que as asas de Nabucodonor e da Babilônia foram arrancadas (Dn 4.33; 5.31), perdendo assim, sua destreza, velocidade e vantagem nas batalhas e governo mundial. O profeta Isaías, na famosa perícope de 14.4-23, faz uma sátira à simbologia babilônica: o rei que pretendeu estabelecer seu trono acima das estrelas de Deus, foi precipitado ao sheol, às profundezas abissais, ao reino dos mortos.

Existe uma estreita correspondência entre o leão, a águia e a cabeça de ouro na representação do reino babilônico. A cabeça é uma das partes mais nobres do corpo; o ouro, dos metais; o leão, dos animais terrestres e a águia, das aves. Em cada uma dessas figuras a glória de Nabucodonosor e do seu reino ficam em evidência. As asas de águia (Dn 7.3,4) representam as ações militares dos babilônicos, sua rapidez e inescapabilidade. O leão representa a coragem, superioridade dos exércitos babilônicos e a violência com que os caldeus se dirigiam contra seus inimigos. Desde Jeremias 4.7 e 48.40, a Babilônia é representada por um leão. A representação pelo ouro advém de sua glória já mencionada nos textos de Isaías 13.19; 14.4; Dn 2.37,38.

Continua...

3 comentários:

Bruno Rocha disse...

Paz do Senhor Reverendo!
Quero parabenizá-lo por esse Tema que o senhor se propôe a discutir em serie, tenho certeza que muitas duvidas seram elucidadas e o nome de Jesus mais uma vez glorificado através de sua vida.
Que Deus continue lhe abençoando!

Anônimo disse...

muito maravilhosa esta exposição de daniel

Anônimo disse...

Onde encontrar a continuação do sonho, em relação aos demais reinos ?

TEOLOGIA & GRAÇA: TEOLOGANDO COM VOCÊ!



Related Posts with Thumbnails