A Tradição Judaica
- a) - O Eclesiástico, um dos livros da coletânea apócrifa, que foi escrito por volta de 180 a.C., presta o seguinte testemunho: “Isso tudo é o livro da aliança do Deus Altíssimo, a lei que Moisés baixou para ser a herança das assembléias de Jacó”.
- b) - O Talmude, um comentário judaico sobre a Lei (Torá), que data de aproximadamente 200 a.C., e a MISHNAH, uma interpretação e legislação rabínica, que data de mais ou menos 100 a.C., atribuem como sendo Moisés o escritor da Torá.
- c) - Flávio Josefo, historiador Judeu do século 1º d.C., declarou em sua obra, Contra Apion: “Pois não temos conosco uma multidão incontável de livros, discordando uns dos outros e contradizendo-se uns aos outros, mas somente vinte e dois livros que com justiça são aceitos como divinos; e desses, cinco pertencem a Moisés, contendo as suas leis e as tradições da origem da humanidade, até a sua morte”.
Testemunho Histórico de Cristo e dos Apóstolos
Cristo e os apóstolos igualmente deram testemunho inequívoco de que Moisés foi o autor da Torá: Jo 1.17; 5.45-47; 7.19-23.
Os apóstolos também ratificaram a autoria mosaica: At 3.22 (cf Dt 18.15); Rm 10.5: “Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça...".
Mas a teoria JEDS, de Wellhausen, e a crítica moderna racionalista, negam que Moisés tenha escrito quaisquer dessas coisas. Isto significa que Cristo e os apóstolos estavam totalmente enganados ao julgarem que Moisés as tenha escrito de fato. Um erro dessa categoria, tratando-se de fatos históricos que podem ser atestados, levanta séria dúvida quanto a poderem os ensinos teológicos que tratam de assuntos metafísicos - fora de nossa capacidade de comprovação, serem aceitos como dignos de confiança ou dotados de autoridade.
Assim, vemos que a questão da autenticidade de Moisés como escritor do Pentateuco é assunto da maior importância para o cristão. A autoridade do próprio Cristo está em jogo nessa questão.
Em síntese, Moisés é o autor do Pentateuco. Para provar este fato, apresentamos:
a) - Jesus confirmou a autoria de Moisés ao Pentateuco (Jo 5.46; 7.19; Mc 7.10; 12.26);
b) - As evidências internas da autoria de Moisés (Êx 24.4; Nm 33.2; Dt 31.9,24-26; Jo 1.17).
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O próximo assunto é: Pós-modernidade!
3 comentários:
Parabéns pela iniciativa de criar um blog voltado para a correta interpretação da Bíblia. Isso é fundamental, principalmente nesses dias tão difíceis que antecedem a Segunda Vinda!
Deus o abençoe!
Ciro Sanches Zibordi
http://cirozibordi.blogspot.com
Caro Ev. Esdras Bentho
Você finaliza o assunto da autoria do Pentateuco, asseverando a autenticidade do texto bíblico quanto à autoria mosaica, de maneira fundamentada.
O importante é que, além de nos proporcionar um substancioso material, evidencia que a autoria mosaica não é um anacronismo, como erroneamente postulou a Crítica Literária.
Parabéns e esperamos mais
Um abraço
Parabens muito bom seu Post,muito interesante!!!!Fik c paz d cristo!!!
Abs!
Faculdade Teológica
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